Questões de Concursos do SEED-PR

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Conclui-se das ideias do texto CB1A1-I que

  • A o cérebro das pessoas não funciona tão bem nos períodos de férias porque elas dormem muito.
  • B é muito importante manter a mente funcionando, por isso os professores devem passar atividades para seus alunos durante as férias.
  • C o cérebro tem redes que exercem diferentes funções e elas nunca devem ser desativadas.
  • D o organismo e o cérebro humanos não conseguem voltar ao estado normal quando o estado de pressão e de estresse dura por um tempo prolongado.
  • E acordar cedo todos os dias é uma atividade benéfica para o cérebro.

Em relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue os itens a seguir.
I A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto. II O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo. III Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

No segundo parágrafo do texto CB1A1-I, os travessões foram empregados para

  • A isolar um trecho no contexto.
  • B indicar uma citação.
  • C encerrar uma declaração.
  • D introduzir uma enumeração.
  • E indicar a interrupção de uma ideia.

A correção gramatical do texto CB1A1-I seria mantida caso o vocábulo “Se”, em ‘Se você fica muito tempo nessa tensão, o seu organismo e o seu cérebro não conseguem voltar ao estado normal’, fosse substituído por

  • A A não ser que.
  • B Na hipótese de.
  • C Caso.
  • D Desde que.
  • E Quando.

Julgue os itens a seguir, com base nas disposições do Estatuto da Criança e do Adolescente a respeito de maus-tratos, reiteração de faltas injustificadas à escola, evasão escolar e elevados níveis de repetência de alunos.
I O descumprimento da obrigação de comunicar ao conselho tutelar os casos suspeitos de maus-tratos de crianças e adolescentes pode configurar infração administrativa punível com multa. II O dirigente de estabelecimento de ensino fundamental deve comunicar ao conselho tutelar faltas reiteradas e injustificadas de estudante, assim que percebê-las, a fim de esgotar os meios para que o aluno retorne à sala de aula a tempo de aproveitar o ano letivo. III A não comunicação, ao conselho tutelar, de elevados níveis de repetência de estudantes de uma escola de ensino fundamental não enseja sanção para os dirigentes desse estabelecimento de ensino. IV A mera suspeita da ocorrência de maus-tratos contra criança ou adolescente gera a obrigatoriedade de comunicação do fato ao conselho tutelar, porém, quando os maus-tratos são efetivamente confirmados, a autoridade a ser comunicada é o Ministério Público.
Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.