Questões de Concursos da Secretaria de Estado de Fazenda de Goiás (SEFAZ-GO)

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O autor organiza sua argumentação de modo a expor, no

  • A primeiro parágrafo, uma concepção moderna de beleza que se contrapõe ao senso comum grego ao abarcar a ideia do caos criativo.
  • B segundo parágrafo, uma visão inconsistente de beleza, ao contrariar os preceitos gregos de equilíbrio, moderação e harmonia.
  • C terceiro parágrafo, oposições na concepção grega de beleza, as quais se ligam à combinação dos princípios de ordem e caos.
  • D quarto parágrafo, uma conclusão que reafirma o argumento expresso anteriormente de que no conceito grego de beleza as oposições se nulificam.
  • E terceiro e no quarto parágrafo, a opinião de que a beleza apolínea tem sido progressivamente substituída pelo conceito moderno de beleza dionisíaca.

Um segmento do texto tem seu sentido adequadamente expresso em outras palavras em:

  • A uma medida apropriada e um justo limite (1° parágrafo) / uma medição precisa e um juízo restrito.
  • B Sobre estas regras se funda o senso comum grego da Beleza (1°parágrafo) / A partir destas convenções confutou-se o padrão grego da Beleza.
  • C Esta visão é colocada sob a proteção de Apolo (1° parágrafo) / Esta interpretação é mantida sob a égide de Apolo.
  • D Essa coabitação de duas divindades antitéticas não é casual (2° parágrafo) / Esse confronto de duas entidades opostas não é propositado.
  • E embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma (3°parágrafo) / conquanto se confira à música a prerrogativa de retundir a alma.

Considerando-se o uso linguístico nos segmentos, no contexto em que ocorrem no texto, está correto o que se afirma em:

  • A A forma verbal destacada em Zeus teria designado (1° parágrafo) pode ser substituída pelo pretérito imperfeito do subjuntivo sem prejuízo da correção gramatical.
  • B A substituição da forma verbal em o governo do mundo coincide assim com uma harmonia precisa e mensurável (1° parágrafo) por ajusta-se exige a substituição do elemento sublinhado por à.
  • C O sentido mantém-se inalterado caso se substitua o segmento sublinhado em de cuja goela saiu [...] o mundo (1° parágrafo) por em cuja goela imergiu.
  • D A reescrita de embora se reconheça à música o privilégio de exprimir a alma (3° parágrafo) com o verbo na voz passiva analítica deve conter a forma seja reconhecida.
  • E Ao substituir-se a conjunção em Esta diferença é compreensível se pensarmos (4° parágrafo) por caso, o verbo pensar deve assumir a forma do presente do modo subjuntivo.

O pronome que substitui corretamente o complemento verbal destacado no segmento, conforme a norma-padrão da língua portuguesa, está expresso em:

  • A Zeus teria designado uma medida apropriada e um justo limite para cada ser (1° parágrafo) – os
  • B impõe um limite ao “bocejante Caos (1° parágrafo) – o
  • C ela exprime a possibilidade [...] da irrupção do caos na beleza da harmonia (2° parágrafo) – lhe
  • D presumindo, portanto, uma pacata contemplação (4° parágrafo) – a
  • E a música era entendida como algo que suscita paixões (4° parágrafo) – lhes

A frase em que a concordância está em conformidade com a norma-padrão da língua é:

  • A Apolo, assim como a divindade antípoda, Dioniso, está nos fundamentos da representação de beleza para os gregos.
  • B Durante séculos exercem influência sobre os artistas ocidentais o conceito de beleza que vigorava na antiga Grécia.
  • C Sabem-se que os padrões de beleza para os gregos estão atrelados a uma visão específica de equilíbrio.
  • D Tanto Apolo quanto Dioniso são divindades cuja simbologia, especialmente no plano das artes, são riquíssimas.
  • E Criar ou apreciar obras de arte requerem a ativação de valores relativos à beleza, os quais são complexos e variáveis.