Questões de Concursos da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

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A comparação que o autor realiza entre a economia e as ciências naturais, como a física e a química, tem por objetivo:

  • A identificar que a economia é uma disciplina homogênea, cujos membros reagem aos estímulos de forma equilibrada, da mesma forma que a natureza das ciências naturais.
  • B esclarecer que a economia deve ser estável para constituir um modelo de sociedade humana homogêneo e coeso, que se fundamenta em princípios e valores arbitrários como as ciências naturais.
  • C demonstrar que a natureza da economia é instável e pode sofrer alteração mediante a consciência, o interesse e a organização de seus próprios membros, diferente das ciências naturais.
  • D informar que a economia deve ser invariável e que a disciplina deve se orientar pelas inter-relações construídas nas ciências naturais, como na física e na química.
  • E defender “leis” rígidas e explicativas para a economia, assim como as ciências naturais possuem seus postulados e teorias científicas homogêneas.

No trecho: “A sociedade democrática pretende combinar três objetivos não inteiramente compatíveis: liberdade individual, mitigação das desigualdades produzidas pelo acidente do local do nascimento e eficiência produtiva”, a palavra mitigação constrói o sentido de:

  • A produção
  • B atenuação
  • C elevação
  • D manutenção
  • E construção

Analise o trecho abaixo quanto ao uso do ponto-e-vírgula e ao sentido que ele ajuda a construir no texto.

A economia recepciona boa parte do que sugere o “mainstream”, principalmente que existem limites físicos insuperáveis; deve existir equilíbrio entre a expansão de consumo e a do investimento; há necessidade de boa ordem fiscal e monetária para que haja espaço para políticas anticíclicas; as tentativas de violar as identidades da contabilidade nacional sempre terminam muito mal; o desenvolvimento econômico é apenas o codinome do aumento da produtividade do trabalho e requer um Estado forte, constitucionalmente controlado, capaz de regular e garantir o bom funcionamento dos mercados.

Pode-se afirmar que:

  • A O ponto-e-vírgula foi usado para separar itens de uma enumeração, nesse caso, orientações indicadas pelo “mainstream”, cujos itens foram acolhidos pela economia.
  • B O ponto-e-vírgula foi usado para separar itens de uma enumeração, nesse caso, aspectos da economia que foram determinados pelo “mainstream”.
  • C O ponto-e-vírgula foi usado para separar itens de uma enumeração, nesse caso, aspectos do “mainstream” rechaçados pela economia.
  • D O ponto-e-vírgula foi usado para separar itens de uma enumeração, nesse caso, a orientação da economia que foi adotada pelo “mainstream”.
  • E O ponto-e-vírgula foi usado para separar itens de uma enumeração, nesse caso, aspectos orientados pelo “mainstream”, descredenciados pela economia.

Os pronomes, de modo geral, contribuem para a construção de sentidos no texto. Algumas vezes, eles auxiliam na retomada de ideias, evitando a repetição de palavras e termos. Nesse sentido, na frase: “A economia é um tipo de conhecimento muito diferente daquele das ‘ciências naturais’ como a física ou a química, onde se pode, às vezes, estudar efeitos da causa ‘x’ sobre o evento ‘y’, isolando, cuidadosamente, a alteração de outras variáveis que poderiam, eventualmente, perturbá-la”; por analogia, o pronome em negrito e sublinhado retoma o termo:

  • A física
  • B química
  • C causa ‘x’
  • D economia
  • E alteração

De acordo com as normas gramaticais, o período pode ser simples e composto. O período composto pode se estruturar por relações de coordenação e também de subordinação. Nas frases abaixo, o período foi constituído por relações de subordinação. Observe:

1. Muda o comportamento da sociedade, à medida que ela se conhece.

2. Há necessidade de boa ordem fiscal e monetária para que haja espaço para políticas anticíclicas.

As orações subordinadas destacadas constroem, respectivamente, a ideia de:

  • A causa, concessão.
  • B conformidade, causa.
  • C tempo, finalidade.
  • D proporção, causa.
  • E proporção, finalidade.