Questões da Prova da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (ADASA) - Técnico em Regulação de Serviços Públicos - IADES (2022)

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Com base na leitura compreensiva do texto, assinale a alternativa correta. 



  • A O propósito principal do texto é informar a população a respeito dos danos que o descarte de resíduos no vaso sanitário pode provocar ao meio ambiente.
  • B O texto sugere que existem pessoas que descartam lixo no vaso sanitário.
  • C Nesse contexto, “contribuir com a eficiência do tratamento de esgoto” é uma ação típica de quem joga lixo no vaso sanitário.
  • D O texto induz o leitor a concluir que a maioria das pessoas utiliza o vaso sanitário como lixeira.
  • E O texto é uma charge, pois explora o humor a partir da imagem de um vaso sanitário.

Assinale a alternativa que, por meio de uma redação coesa, reproduz uma mensagem compatível com a do texto.

  • A Não se deve usar a lixeira como se fosse o vaso sanitário para que, assim, seja possível contribuir com a eficiência do tratamento de esgoto.
  • B O vaso sanitário não é uma lixeira, no entanto, não jogar lixo nela é uma forma de contribuir com a eficiência do tratamento de esgoto.
  • C Quando não se joga lixo no vaso sanitário, deixa-se de contribuir com a eficiência do tratamento de esgoto, pois o vaso sanitário não é lixeira.
  • D Apesar de não ser uma lixeira, o vaso sanitário é tratado como se o fosse; logo, se alguém agir assim, vai contribuir com a eficiência do tratamento de esgoto.
  • E O vaso sanitário não é lixeira, portanto, se uma pessoa segue essa informação, ela contribui com a eficiência do tratamento de esgoto.

De acordo com as questões gramaticais do texto, a ortografia oficial e o emprego dos sinais de pontuação, assinale a alternativa correta.

  • A Se a grafia correta da forma derivada é “vaso”, logo a forma verbal primitiva deve ser grafada da seguinte maneira: vasar.
  • B O vocábulo “lixeira” foi empregado com inicial minúscula, pois faz referência a um recipiente. No entanto, quando se refere à profissional que retira e conduz o lixo, deve ser grafado com inicial maiúscula.
  • C O emprego do ponto de exclamação, logo após o vocábulo “lixeira”, contribuiria para acrescentar à frase um tom de indignação.
  • D A construção “com a eficiência” poderia ser isolada por vírgulas.
  • E Caso o ponto de exclamação fosse substituído pelo ponto de interrogação no final do texto, o último período deixaria de expressar um pedido e passaria a sugerir um alerta.

Considerando as informações do texto e a relação entre elas, assinale a alternativa correta.

  • A As informações do primeiro parágrafo contribuem para a obtenção de uma noção geral a respeito do projeto “Escola Sustentável”.
  • B O texto apresentado é predominantemente dissertativoargumentativo, pois estrutura-se em torno de argumentos que respaldam a opinião do autor a respeito do projeto “Escola Sustentável”.
  • C O segundo parágrafo, para explicar as informações apresentadas na introdução do texto, cita e descreve detalhadamente cada uma das ações pedagógicas propostas pelo projeto “Escola Sustentável”.
  • D Ao enumerar as condições para a implantação do projeto “Escola Sustentável”, o terceiro parágrafo sintetiza e reforça as informações contidas nos parágrafos anteriores.
  • E Ainda que de modo implícito, o texto desenvolve uma sequência cronológica de acontecimentos, por isso deve ser classificado como essencialmente narrativo.

Em conformidade com as questões gramaticais que envolvem o texto e a norma-padrão, assinale a alternativa correta.

  • A O uso do sinal indicativo de crase é opcional na passagem “à melhoria da qualidade de ensino e à promoção da sustentabilidade socioambiental nas escolas públicas do Distrito Federal.” (linhas de 2 a 4)
  • B Do ponto de vista da concordância, no lugar do vocábulo sublinhado na passagem “incentiva ações voltadas” (linhas 1 e 2), poderia ser empregada a construção que se volta. 
  • C O pronome sublinhado na oração “que incorporem a educação ambiental” (linha 5) poderia ser substituído pela construção o qual, pois a concordância com o termo antecedente seria mantida.
  • D Caso a construção formas de fosse empregada logo após a construção sublinhada na passagem “busca-se incentivar a implementação” (linha 7), a nova redação deveria ser buscam-se formas de incentivar a implementação. 
  • E A redação instrumento essencial a sustentabilidade está em conformidade com as regras para o uso do sinal indicativo de crase, por isso poderia substituir a passagem “como instrumento essencial para a sustentabilidade” (linhas 24 e 25).