Questões da Prova da Câmara Municipal de Eldorado do Sul - RS - Monitor - CONSESP (2012)

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Considere as características de nossa sociedade, a seguir.

I. Nossa personalidade civil já se exprime com maior precisão através de nossas coordenadas de nascimento do que através do nosso sobrenome.
II. O nosso sobrenome poderia muito bem não desaparecer, mas ficar reservado à vida particular, enquanto um número de identidade, em que a data de nascimento seria um dos elementos, o substituiria para o uso civil.
III. Na Idade Média, o primeiro nome já fora considerado uma designação muito imprecisa, e foi necessário completá-lo por um sobrenome de família, muitas vezes um nome de lugar.
IV. Agora, tornou-se conveniente acrescentar uma nova precisão, de caráter numérico, a idade.
V. O nome pertence ao mundo da fantasia, enquanto o sobrenome pertence ao mundo da tradição.

São corretas as características contidas em

  • A I e II, apenas.
  • B III e IV, apenas.
  • C I, II, III e V, apenas.
  • D I, II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.

Assinale a alternativa falsa.

  • A Na sociedade medieval, o sentimento da infância não existia, o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas.
  • B O sentimento da infância significa o mesmo que afeição pelas crianças; não corresponde à consciência da particularidade infantil que distingue a criança do adulto, mesmo jovem.
  • C O sentimento da particularidade infantil não existia na Idade Média, por isso, assim que a criança tinha condições de viver sem a solicitude constante de sua mãe ou de sua ama, ela ingressava na sociedade dos adultos e não se distinguia mais destes.
  • D A sociedade de adultos da Idade Média, hoje em dia, nos parece pueril por uma questão de idade mental, mas também por sua questão de idade física, pois ela era composta, em parte de crianças e de jovens de pouca idade.
  • E Persistia, no século XVII, uma mentalidade muito antiga, pois a criança, muito pequenina, demasiado frágil ainda para se misturar à vida dos adultos, não “contava”.

É incorreto afirmar que,

  • A no fim do século XVI e XVII, algumas pessoas rabugentas consideraram insuportável a atenção que se dispensava às crianças.
  • B nos séculos XVI e XVII não se considerava desejável que as crianças se misturassem aos adultos, especialmente na mesa – sem dúvida porque essa mistura permitia que fossem mimadas e se tornassem mal-educadas.
  • C no fim do século XVII, a “paparicação” limitava-se apenas às pessoas bem nascidas e não era denunciada entre o povo.
  • D as crianças dos pobres eram especialmente mal- educadas, pois “só fazem o que querem, sem que os pais se importem, (mas não por negligência), chegando mesmo a ser idolatradas: o que as crianças querem, os pais também querem”.
  • E a educação do século XX foi inspirada nos moralistas e educadores do século XVII que afirmam que o apego à infância e à sua particularidade não se exprimia mais através da distração e da brincadeira, mas através do interesse psicológico e da preocupação moral.

Assinale a alternativa verdadeira.

  • A Já no século XVIII não convinha ao homem adulto se acomodar à leviandade da infância; era preciso antes conhecê-la melhor para corrigi-la.
  • B As pessoas se preocupavam muito com as crianças, consideradas testemunhos da inocência batismal, semelhantes aos anjos e próximas de Cristo, que as havia amado.
  • C O interesse pelas crianças impunha que se desenvolvesse nelas uma razão ainda frágil e que se fizesse delas homens racionais e cristãos.
  • D O tom para tratá-las, às vezes era austero e a ênfase recaía sobre a severidade, por oposição ao relaxamento e às facilidades dos costumes; havia também humor e uma ternura declarada.
  • E Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

Analise as afirmações a seguir.

I. No século XIII os colégios eram asilos para estudantes pobres, fundados por doadores; não se ensinava nos colégios.
II. A partir do século XV os colégios tornaram-se institutos de ensino em que uma população numerosa foi submetida a uma hierarquia autoritária e passou a ser ensinada no local.
III. Finalmente, todo o ensino das artes passou a ser ministrado nos colégios, que forneceriam o modelo das grandes instituições escolares do século XV ao XVII, os colégios dos jesuítas, os colégios dos doutrinários e os colégios dos oratorianos.
IV. O estabelecimento definitivo de uma regra de disciplina completou a evolução que conduziu da escola medieval, simples sala de aula, ao colégio moderno, instituição complexa, não apenas de ensino, mas de vigilância e enquadramento da juventude.
V. Nos séculos XV e XVI o colégio modificou e ampliou seu recrutamento; era composto por uma minoria de clérigos letrados e se abriu a um número crescente de leigos, nobres e burgueses, mas também às famílias mais populares.

São corretas as afirmações contidas em

  • A I, II e III, apenas.
  • B II, III e IV, apenas.
  • C III, IV e V, apenas.
  • D I, II, III e V, apenas.
  • E I, II, III, IV e V.