Questões da Prova da Câmara Municipal de São Miguel Arcanjo - SP - Procurador - VUNESP (2019)

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Depreende-se com a leitura da charge que as redes sociais

  • A melhoram a saúde do homem, quando usadas intensamente.
  • B podem ocasionar prejuízos à saúde do ser humano.
  • C promovem situações salutares de convivência humana.
  • D permitem o aguçamento da percepção das pessoas.
  • E influenciam pouco a saúde, assim como as atividades físicas.

Nas perguntas do médico “Tem praticado atividades físicas? Mudou hábitos alimentares?”, o sujeito das orações remete a “você”. Se os sujeitos fossem “atividades físicas” e “hábitos alimentares”, essas perguntas assumiriam, em conformidade com a norma-padrão, a seguinte redação:

  • A Têm sido praticado atividades físicas? Mudaram-se hábitos alimentares?
  • B Vêm-se praticando atividades físicas? Mudou-se hábitos alimentares?
  • C Têm sido praticadas atividades físicas? Mudaram hábitos alimentares?
  • D Atividades físicas tem sido praticadas? Mudou-se hábitos alimentares?
  • E Atividades físicas vem sendo praticadas? Mudou hábitos alimentares?

Na situação apresentada, o sapateiro

  • A espanta-se com a ideia de ir para o inferno, mas o diabo admite que não pode levá-lo por ter sido um homem cristão em vida.
  • B opõe-se à ideia de ir para o inferno, alegando que fora religioso em vida, mas o diabo o relembra dos pecados cometidos.
  • C mostra entusiasmo por seguir na embarcação do diabo e reconhece que, mesmo tendo sido religioso, acha justa a punição.
  • D sujeita-se à ordem do diabo e toma lugar em sua embarcação, com a esperança de que sua disposição para o trabalho ainda possa salvá-lo.
  • E confronta o diabo, considerando que este possa se intimidar ao descobrir que fora um homem religioso em vida.

O texto transcrito de Gil Vicente assume caráter

  • A moralizante, uma vez que traz explícita crítica aos costumes do personagem.
  • B educativo, pois o personagem reconhece seu erro e, ao final, é perdoado.
  • C humorístico, com intenção de entreter mais do que condenar comportamentos.
  • D doutrinário, considerando a devoção do personagem à religião quando em vida.
  • E edificante, já que o comportamento do personagem se torna exemplo a seguir.

Transpondo-se a forma de tratamento para “você”, os versos “Embarca, pobre de ti, / que há já muito que te espero!” e “Pois digo-te que não quero!” assumem, de acordo com a norma-padrão, as seguintes redações:

  • A “Embarque, pobre de você, / que há já muito que lhe espero!” e “Pois digo-lhe que não quero!”
  • B “Embarque, pobre de você, / que há já muito que o espero!” e “Pois digo-lhe que não quero!”
  • C “Embarque, pobre de você, / que há já muito que o espero!” e “Pois digo-o que não quero!”
  • D “Embarque, pobre de você, / que há já muito que lhe espero!” e “Pois digo à você que não quero!”
  • E “Embarque, pobre de você, / que há já muito que espero você!” e “Pois digo-o que não quero!”