Questões da Prova da Câmara Municipal de Valinhos - SP - Jornalista - VUNESP (2017)

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Ao referir-se ao filme A Noite americana, o autor destaca como qualidade de Truffaut

  • A a displicência na abordagem de um tema excêntrico.
  • B a extravagância de que reveste cenas prosaicas.
  • C o comedimento no uso dos recursos de expressão.
  • D o hermetismo com que a temática é apresentada.
  • E o racionalismo que impede a apreciação emotiva.

Ao contrastar as estéticas de Truffaut e Fellini, o autor sugere que este último

  • A não tem êxito em desenvolver ideias consistentes, o que resulta em imagens triviais.
  • B não tem interesse em ser profundo e, assim, produz filmes pouco elaborados.
  • C usa imagens inteligentes, mas insuficientes para conferir profundidade à obra.
  • D compensa a superficialidade das ideias com a complexidade das imagens.
  • E fascina-se mais pela precisão e imparcialidade das imagens do que pelas ideias.

No trecho selecionado do texto, uma aparente contradição na argumentação do autor evidencia-se no emprego da palavra destacada em:

  • A O mais admirável em A noite americana é a sua contenção, a sua extrema economia de propósitos. (1º parágrafo)
  • B Truffaut, não. Faz um filme convencional sobre Truffaut fazendo um filme convencional. (1º parágrafo)
  • C Não é que ele seja superficial. Fellini também é um superficial e substitui as ideias pelo barroquismo de imagem. (2º parágrafo)
  • D Truffaut não se interessa em ser profundo. A primeira mágica do cinema, o fato do cinema em si, basta como fascínio. (2º parágrafo)
  • E Truffaut, como todos da sua geração, começou no cinema pelo deslumbramento. A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. (2º parágrafo)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase a seguir de modo a garantir a coerência com as informações do texto.

A análise de A noite americana permite compreender ________ Truffaut foi o único de sua geração que se estabeleceu no ramo do cinema, ________ haver outros que continuam a fazer bons trabalhos.

  • A por que … a despeito de
  • B por que … em virtude de
  • C porque … apesar de
  • D porque … no caso de
  • E porque … devido a

Considere o trecho: A diferença entre ele e o resto é que ele continua deslumbrado. (2º parágrafo)

Considerando as regras de regência nominal, as expressões que se subordinam corretamente à palavra destacada são:

  • A para o cinema / perante ao cinema.
  • B pelo cinema / do cinema.
  • C ao cinema / frente o cinema.
  • D sobre o cinema / no cinema.
  • E ante o cinema / com o cinema.