Questões da Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Pernambuco (CBM-PE) - Soldado Bombeiro Militar - UPENET/IAUPE (2017)

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Ao colocar em discussão a palavra “herói”, o autor do Texto 1 tem por propósito principal, em relação a essa palavra,

  • A apresentar a sua origem etimológica, isto é, a evolução do termo inglês hero.
  • B referendar o sentido desse termo nos jornais Zero Hora e Correio do Povo.
  • C criticar o emprego distorcido e vulgar desse conceito, pela grande mídia.
  • D defender um único significado para o termo, o mesmo adotado pelos gregos.
  • E divulgar um sentido moderno para o termo: o de “ídolo de um novo tempo”.

Para compreender um texto, é fundamental a identificação adequada dos seus nexos coesivos. No Texto 1, para estabelecer relação entre a palavra “Tricolor” (1º parágrafo) e o clube de futebol gaúcho Grêmio, o leitor se orienta pelo seguinte trecho:

  • A “chamando-o de herói”.
  • B “o goleiro gremista”.
  • C “ele defendeu um pênalti”.
  • D “vivo na Libertadores”.
  • E “com os pés no chão”.

Sobre o significado de alguns termos e expressões empregados no Texto 1, analise as afirmações a seguir.

I. Com a expressão “de forma até deslavada” (1º parágrafo), o autor quis expressar a ideia de que o emprego do vocábulo herói acontecia “descaradamente”, “inescrupulosamente”.

II. A afirmação de que “a mídia, com o tempo, acabou deturpando essa palavra” (1º parágrafo) tem o mesmo sentido de: “a mídia, com o tempo, acabou supervalorizando essa palavra”.

III. O autor afirma que o goleiro Marcelo Gohe “disse, com os pés no chão” (1º parágrafo). O autor quis dizer que o goleiro “disse, em posição ereta, com atitude desafiadora”.

IV. A expressão “caras parrudos” (3º parágrafo) equivale semanticamente a “homens fortes”, “homens corpulentos”.

Está(ão) CORRETA(S), apenas:

  • A I.
  • B II.
  • C II e III.
  • D I e IV.
  • E III e IV.

Em português, a acentuação gráfica é regida por certas convenções, que podem sofrer alterações de tempos em tempos. Assinale a alternativa na qual todas as palavras devem ser acentuadas, de acordo com as normas vigentes na atualidade.

  • A Grécia – assembléia – púdica
  • B Dói – ínterim – pátio
  • C Cajú – caquí – pêlo
  • D Gratuíto – crêem – difícil
  • E Vôo – refúgio – baínha

A mensagem principal do Texto 2 está adequadamente sintetizada em

  • A “Onde há fogo, há fumaça.”
  • B “Amor é fogo que arde sem se ver”.
  • C “Quem com fogo brinca com fogo se queima.”
  • D “A verdadeira "prova de fogo‟ é a que nos faz melhor do que somos.”
  • E “Quando a casa do vizinho está pegando fogo, a minha está em perigo.”