Questões da Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBM-SC) - Oficial do Corpo de Bombeiros Militar - Instituto Consulplan (2023)

Limpar Busca
Segundo o texto, admitir a possibilidade de estar errado SÓ NÃO acarreta ao indivíduo:
  • A Conquista da paz interior.
  • B Aceitação da imperfeição.
  • C Amadurecimento pessoal.
  • D Momentos de vulnerabilidade.
  • E Construção de identidade complexa.
Observe esta passagem: “Ao se apresentar a um abade, escutou: ‘Pode ir para o dormitório. Se ainda estiver aqui daqui a três dias, raspe a cabeça’.” (2º§). Ao transpô-la para o discurso indireto, a construção que apresenta coesão, coerência e correção gramatical é:
  • A “Ao se apresentar a um abade, escutou que poderia ir para o dormitório. Se ainda estivesse ali daqui a três dias, rasparia a cabeça.”
  • B ) “Ao se apresentar a um abade, escutou que podia ir para o dormitório. Se ainda estiver lá dali há três dias, que raspasse a cabeça.
  • C “Ao se apresentar a um abade, escutou que pôde ir pro dormitório, que se ainda estiver aqui após três dias, que raspava a cabeça.”
  • D “Ao se apresentar a um abade, escutou que podia ir para o dormitório e que se ainda estivesse lá dali a três dias, que raspasse a cabeça.”
  • E “Ao se apresentar a um abade, escutou que pudera ir para o dormitório. Que se ainda estivesse aqui depois de três dias, que raspara a cabeça.”
A crônica é um gênero que aborda temas relacionados ao cotidiano, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre variados assuntos. Para envolvê-lo, é frequente o uso de uma linguagem mais informal ou coloquial, como se observa em:
  • A “[...]mas comigo sempre fui tirana, não me permitia falhar.” (6º§)
  • B “[...] nossa verdade nem sempre bate com a verdade do outro.” (7º§)
  • C “As pessoas se enganam, brigam, falam sem pensar, magoam [...]” (4º§)
  • D “Foi uma experiência radical de desapego, isolamento e dúvidas [...]” (3º§)
  • E “Já os fracos se apegam a discursos laudatórios autorreferentes [...]” (5º§)
De acordo com o texto, a passagem “A leitura sempre me salva nessa hora, [...]” (1º§) expressa, em sentido:
  • A Próprio, a ideia de os textos distraírem os leitores de seus pensamentos.
  • B Figurado, a ideia de a fruição da leitura aliviar os momentos de angústia.
  • C Conotativo, a ideia de que livros são capazes de apagar memórias ruins.
  • D Metafórico, a ideia de a literatura conseguir explicar os acontecimentos
  • E Denotativo, a ideia de o conhecimento alterar a percepção da realidade.
Em alguns contextos, os adjetivos podem ser substantivados, ou seja, podem aparecer como termos independentes no enunciado, representando o substantivo omitido que qualificariam. Com base nessas informações, assinale a passagem cujo adjetivo destacado foi empregado com valor de substantivo
  • ASe declaram acima dos mortais e ficam [...]” (5º§)
  • B “[...] o acerto ganhou um status exagerado, [...]”(4º§)
  • C “[...] não relaxar diante de eventuais vacilos [...]” (6º§)
  • D “Foi uma experiência radical de desapego, [...]” (3º§)
  • E  “[...] buscar um sentido espiritual para sua vida, [...] (2º§)