Questões da Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Tocantins (CBM-TO) - Soldado do Corpo de Bombeiros - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (2021)

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A ideia principal do texto 2A1-I é

  • A distinguir os fenômenos da pareidolia e da prosopagnosia.
  • B apresentar possíveis explicações para a ocorrência do fenômeno da pareidolia.
  • C alertar sobre a necessidade de a ciência descobrir um tratamento para a pareidolia e a prosopagnosia.
  • D divulgar que objetos inanimados também podem esboçar emoções.

De acordo com o texto 2A1-I, a habilidade de enxergar em objetos inanimados figuras parecidas com rostos é um fenômeno

  • A ligado a indícios de psicose, conforme defende a ciência atual.
  • B capaz de gerar manifestações do espectro autista.
  • C associado, provavelmente, à necessidade evolutiva de reconhecer rostos com agilidade.
  • D decorrente da dificuldade de interpretar emoções em rostos humanos.

No texto 2A1-I, um recurso utilizado pela autora para dirigir-se diretamente ao leitor, a fim de aproximá-lo das situações apresentadas, é o emprego de orações no modo imperativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado ilustra o uso desse recurso no texto.

  • A “Pense na pré-história” (terceiro parágrafo)
  • B “você pode ter a impressão de que semáforos, carros, casas e até tijolos jogados na calçada te encaram” (quinto parágrafo)
  • C “Quem tivesse dificuldade em ver um rosto camuflado ali provavelmente seria pego de surpresa” (terceiro parágrafo)
  • D ‘Nós sabemos que o objeto não tem uma mente’ (sexto parágrafo)

Infere-se do texto 2A1-I que as causas da prosopagnosia são

  • A as mesmas da pareidolia.
  • B adaptações evolutivas da espécie humana.
  • C associadas a alguma deficiência na visão.
  • D ainda desconhecidas pela ciência.

Mantendo-se o sentido e a correção gramatical do texto 2A1-I, o conectivo “se”, em “se uma pessoa conseguisse identificar os olhos e boca de um predador escondido na mata, ela teria mais chances de fugir e sobreviver” (terceiro parágrafo), poderia ser substituído por

  • A embora.
  • B caso.
  • C ainda que.
  • D a menos que.