Questões da Prova do Companhia Brasileira de Trens Urbanos - METROREC (CBTU-METROREC) - Técnico - Enfermagem - CONSULPLAN (2014)

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A linguagem verbal pode ser utilizada com finalidades bem diferentes. As ações de narrar e relatar, por exemplo, diferenciam-se porque, numa narração, busca-se recriar, fantasiar fatos que aconteceram, ou poderiam acontecer, ou não aconteceram, ou não poderiam acontecer na realidade, isto é, no mundo conhecido. Por outro lado, relatar é representar experiências vividas. Então, de acordo com essa distinção entre narração e relato, é correto afirmar que o fato mencionado por Carlos Heitor Cony é um exemplo da linguagem verbal sendo utilizada para
  • A narrar um acontecimento verídico.
  • B narrar um acontecimento que não poderia acontecer.
  • C relatar um acontecimento que poderia vir a acontecer.
  • D relatar um acontecimento que pode ser reconhecido como verdadeiro.
Quando escrevem textos, os autores podem optar entre dois modos diferentes para ordenar o tempo: instalar um marco temporal no texto ou usar o próprio momento de produção (momento da escrita: agora) como ponto de referência temporal. No caso da crônica lida, o autor optou por
  • A referir-se ao próprio momento de produção do texto, pois todos os fatos já aconteceram.
  • B um ponto de referência temporal instalado no futuro, pois alguns fatos ainda vão acontecer.
  • C instalar no texto um marco temporal anterior ao momento da fala, já que os fatos estão situados no passado.
  • D usar como referência o próprio momento da fala, já que os fatos mencionados são concomitantes a esse momento.
De modo geral, os verbos são flexionados no presente do indicativo para exprimirem fatos que ocorrem no mesmo momento em que o falante os observa. Porém, esse tempo verbal também pode ser empregado para fazer referência a fatos passados,
  • A indicando uma ocorrência habitual, costumeira.
  • B que foram totalmente concluídos antes do momento da fala.
  • C que não haviam chegado ao seu final no momento em que outro fato aconteceu.
  • D mostrando-os como se tivessem acontecendo no momento da fala, a fim de aproximá-los do leitor.
Em “Acreditava, até então, que dificilmente se deteria um exército com dois paralelepípedos ali na esquina da rua onde moro.” (3º§), as duas palavras destacadas retomam informações
  • A espaciais.
  • B temporais.
  • C hipotéticas.
  • D indefinidas.
No trecho “O general destina-se a missão mais importante: apanha dois paralelepípedos e concentra-se na façanha de colocar um em cima do outro. Vendo-o em tarefa tão insignificante, pergunto-lhe para que aqueles paralelepípedos tão sabiamente colocados um sobre o outro.” (2º§), as palavras destacadas foram utilizadas com a finalidade de
  • A indefinir o sujeito.
  • B expressar uma circunstância.
  • C retomar um termo expresso anteriormente.
  • D antecipar um termo que ainda será mencionado.