Questões da Prova do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) - Programador de computador - CEPERJ (2013)

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Ao dizer, no primeiro parágrafo, que as “Nações Unidas não tiveram nada a ver com o assunto”, o autor do texto pretende opinar que as Nações Unidas:

  • A não provocaram a complicada situação da Síria
  • B não se importaram com os problemas que a população síria enfrenta
  • C não participaram efetivamente da discussão do problema
  • D não agem prontamente diante das complicações mundiais
  • E obedecem rigorosamente aos interesses das grandes potências

O texto é escrito em língua culta, mas, em alguns trechos, permite-se o emprego da linguagem coloquial, que é o que ocorre no seguinte segmento:

  • A “Estou escrevendo sem saber se já atacaram a Síria”
  • B “O que dá para saber sem esperar os fatos é que, mais uma vez, as Nações Unidas não tiveram nada a ver com o assunto”
  • C “A ONU é um monumento aos melhores sentimentos humanos e ao mesmo tempo uma prova de como os bons sentimentos pouco podem, portanto um monumento à inconsequência”
  • D “A Liga das Nações durou até 1946, mas agonizou durante 20 sangrentos anos, até morrer de irrelevância”
  • E “...a Liga das Nações, sua precursora, também promovia cooperação técnica entre nações e programas sociais, além de tentar inutilmente manter a paz”

“Nisso, suas únicas diferenças da Liga das Nações são que uma sobrevive à frustração que liquidou a outra e tem a adesão dos Estados Unidos, que a outra não tinha”. Se, em lugar dos termos sublinhados, tivessem sido empregados pronomes demonstrativos, as formas respectivas desses pronomes seriam:

  • A aquela / esta
  • B esta / aquela
  • C essa / aquela
  • D aquela / essa
  • E esta / essa

Em algumas passagens do texto, o autor emprega orações reduzidas. A alternativa em que a substituição da oração reduzida por uma forma nominal foi feita de forma equivocada é:

  • A “além de tentar inutilmente manter a paz” / além da tentativa inútil de manter a paz
  • B “foi o do debate substituindo a guerra” / foi o do debate em substituição à guerra
  • C “a racionalidade superando as desavenças tribais” / a raciona- lidade na superação das desavenças tribais
  • D “O que dá para saber sem esperar os fatos” / o que dá para saber sem a esperança nos fatos
  • E “ela representa a teimosia da razão em existir num mundo que teima em desmoralizá-la” / ela representa a teimosia da razão em existir num mundo que teima em sua desmoralização

“Apesar de o presidente americano durante a Primeira Guerra Mundial, Woodrow Wilson, ter sido um entusiasta da Liga que acabaria com todas as guerras, o Congresso americano rejeitou a participação dos Estados Unidos na organização, o que matou Wilson de desgosto”.

Na progressão de um texto, muitos elementos retomam elementos anteriores de modo a construir coesão entre esses elementos; nesse caso, os três primeiros elementos de coesão nesse segmento do texto são:

  • A Woodrow Wilson / que(1) / guerras
  • B que(1) / organização / o
  • C o presidente americano / Woodrow Wilson / Primeira Guerra
  • D Estados Unidos / organização / que(2)
  • E organização / que(2) / Wilson