Questões da Prova do Companhia do Metropolitano de São Paulo (METRÔ-SP) - Técnico - Logística - FCC (2018)

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De acordo com o texto,

  • A angústia e sedução se opõem no processo de conquista amorosa, salvo em casos como o descrito no texto, em que se ama ou admira por razões equivocadas.
  • B sentir-se amado a partir de uma falsa imagem nutrida pelo outro corresponde a vender uma sensualidade banal.
  • C reconhecer-se na imagem que o apaixonado nutre, imbuído de fantasia, é o princípio do mal-entendido mais corriqueiro em relacionamentos.
  • D o amor que ocorre pelas razões erradas é correlato da amplificação expressa no segundo parágrafo com os termos “vibrava, “delirava”, “ululava”.
  • E a ausência de objetividade é fator decisivo nas relações amorosas e, por extensão, na definição do gosto musical, como prova o sentimentalismo da música de Maria Gadú para sua avó.

A autora, no terceiro parágrafo,

  • A após relatar sua surpresa, questiona o sucesso injustificado de Maria Gadú, atribuído à valorização de questões alheias a sua música, como sua relação com as religiões de matriz africana.
  • B após uma oposição inicial, retoma o primeiro parágrafo do texto e lança questionamentos cuja resposta é aventada no último parágrafo.
  • C ao apresentar questões sobre o que vem ocorrendo na carreira de Maria Gadú, lança um olhar de descrédito às músicas de sucesso, cuja fama ilustra apenas um momento passageiro, semelhante ao da paixão.
  • D com a expressão pop star, adverte a cantora, em razão de seu sucesso imediato, por fazer concessões ao gosto popular, deixando-se levar por uma carreira vertiginosa, mas sem futuro promissor.
  • E com um olhar surpreso e, ao mesmo tempo, desconfiado, procura esclarecer, com perguntas retóricas, o verdadeiro caráter da música de Maria Gadú, ainda incompreendido por seus fãs, como ocorre até hoje com Gilberto Gil.

o espelho do olhar do outro te devolve uma imagem que parece sua, mas na qual você não se reconhece. (1º parágrafo)


Para manter a uniformidade de tratamento do interlocutor, com a regência correta, o pronome sublinhado acima deve ser alterado para:

  • A a si
  • B a ele
  • C o
  • D a
  • E lhe
O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas? (3o parágrafo)
Considere as afirmações a seguir, a respeito do período acima.
I. A vírgula imediatamente após enfrentar pode ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido da frase. II. Acrescentando-se uma vírgula imediatamente após público, o período permanece correto, mas o público em questão passa a ter caráter mais abrangente. III. Pode-se acrescentar uma vírgula após dirige, sem prejuízo da correção e do sentido da frase, uma vez que “ou” é conjunção alternativa.
Está correto o que se afirma em
  • A II e III, apenas.
  • B I, II e III.
  • C I e III, apenas.
  • D I, apenas.
  • E II, apenas.

Considerado o contexto, é correto afirmar:

  • A No segmento Sentir-se amado por qualidades que o outro imagina, mas não têm nada a ver com você (1o parágrafo), pode-se se acrescentar o pronome “que”, a retomar “qualidades”, imediatamente após o termo sublinhado, sem alteração do sentido e da correção.
  • B Em A energia com que aplaudiam (2o parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído por “produziam”, sem prejuízo para a correção da frase.
  • C O segmento que nome para um teatro, caramba! (2o parágrafo) expressa uma surpresa positiva que enaltece a escolha do nome “Credicard Hall”.
  • D Em Como outro grande compositor negro (último parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por “Conforme”, sem alteração do sentido.
  • E O segmento parecia não se reconhecer (2o parágrafo) pode ser corretamente substituído por “parecia que não se reconhecesse”.