Questões da Prova do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina (CBM-SC) - Aspirante do Corpo de Bombeiros - CONSULPLAN (2015)

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Sobre a propaganda anterior, analise as afirmativas.


I. É um enunciado híbrido, pois, utiliza‐se da linguagem verbal e não verbal.


II. Apresenta linguagem coloquial e expressões neológicas, típicas do português contemporâneo.


III. Os conectivos “mas” e “mesmo” possuem o mesmo valor semântico nas estruturas frasais em que foram empregados.


IV. O uso dos verbos “conhecer” e “ter” na terceira pessoa do plural, nos remete a ideia de inclusão do enunciador ao discurso.


Estão corretas apenas as afirmativas

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C I e IV.
  • D I, II e III.
As diferentes funções da linguagem podem ser entendidas como a adequação que o enunciador faz da linguagem e ou dos recursos de ênfase, de acordo com sua intenção comunicativa e do elemento da comunicação que deseja destacar em uma mensagem específica. Quanto à função de linguagem presente no enunciado em análise, predomina a
  • A fática.
  • B conativa.
  • C referencial.
  • D metalinguística.
De acordo com os princípios sintáticos gramaticais, é correto afirmar que
  • A o termo “os”, em “os conhecemos”, é um objeto direto.
  • B o vocábulo “difíceis” exerce a função sintática de predicativo do objeto.
  • C a função sintática do vocábulo “horas” é objeto indireto preposicionado.
  • D a expressão “É muito bom” representa sintaticamente um adjunto adverbial de causalidade.

Texto:

O posto de tenente‐coronel foi introduzido nos exércitos europeus no século XVII. “Tenente‐coronel” resulta da contração do termo “tenente do coronel”, ou seja, o oficial que coadjuva ou substitui o coronel. Nos exércitos da época, os coronéis comandantes dos regimentos eram, muitas vezes, aristocratas nomeados para o cargo, com pouca ou nenhuma experiência militar. O cargo de coronel era, assim, quase honorário e os seus titulares encontravam‐se, muitas vezes, ausentes dos seus regimentos. Foi necessária a criação de um posto de oficial profissional, com experiência militar, que auxiliasse o coronel nas suas funções de comando. Os tenentes‐coronéis acabaram por assumir o comando e a administração efetiva dos regimentos. Tal como aos coronéis, aos tenentes‐coronéis, além do comando regimental, estava atribuído o comando de uma das companhias da unidade. (Disponível em: http://saibadascoisas.blogspot.com.br/2013/09/o‐posto‐de‐tenente‐coronel.html.)


A alternativa que apresenta a mesma regra que norteia a composição do plural do substantivo composto, tenente‐coronel é



  • A pães‐de‐lós.
  • B navios‐escolas.
  • C águas‐marinhas.
  • D mangas‐espadas.

Diana Barros afirma que “ao enunciador é oferecida a possibilidade linguística de jogar com conteúdos implícitos, para fazer passar os valores e deles convencer o enunciatário” (1988, p. 99). Assim, em um texto argumentativo, o enunciador para implicitar conteúdos vale‐se dos seguintes expedientes argumentativos: o pressuposto e o subentendido. O ato de pressupor um conteúdo consiste em situá‐lo como já conhecido do enunciatário e em apresentá‐lo como fundo comum, no interior do qual o discurso deve prosseguir.

Sobre o expediente do pressuposto, analise os enunciados I e II a seguir.


I. Os soldados do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina continuam as buscas.


II. O discurso do tenente‐coronel ainda não foi aceito por todos os pares.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas I é exemplo que suscita pressuposto.
  • B Apenas II é exemplo que suscita pressuposto.
  • C I e II são exemplos que suscitam pressupostos.
  • D I e II não são exemplos que suscitam pressupostos.