Questões da Prova da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) - Assistente Técnico - FCC (2018)

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O texto tem caráter

  • A literário, o que se justifica pelo discurso ficcional, e representa de modo estereotipado e cômico alguns personagens à margem dos registros históricos oficiais.
  • B documental, embora não exclua certa subjetividade, e chama a atenção para a importância de pessoas comuns na construção da identidade amazonense.
  • C confessional, visto que tem como ponto de partida a experiência de vida da autora, e destaca a trajetória de homens comuns que ganharam notabilidade com o tempo.
  • D jornalístico, haja vista ater-se a fatos da esfera pública, e objetiva informar os leitores sobre como Manaus se construiu a partir do trabalho escravo.
  • E didático, por divulgar informações de maneira categórica e impessoal, e assume um tom apelativo ao apresentar figuras públicas de prestígio como pessoas do povo.

No primeiro parágrafo defende-se a tese de que a leitura de textos literários, na escola,

  • A deve ser vista como o cumprimento de uma atividade aborrecida mas necessária.
  • B acaba sendo uma prova de que muitos jovens só encontram sentido no que fazem sob coação.
  • C pode converter-se numa experiência prazerosa, ainda quando seja uma tarefa compulsória.
  • D redunda em alto grau de satisfação quando os alunos participam da escolha dos autores.
  • E revela-nos nosso destino, que é o de virmos a apreciar as coisas que os outros já apreciam.

Uma das críticas expressas no texto recai sobre

  • A a falta de fiscalização dos navios de escravos que chegaram ao Brasil após a lei de 1831.
  • B o fato de os brasileiros desconhecerem a importância de Apolinária para a emancipação dos escravos.
  • C o tratamento degradante dado aos africanos em seu trajeto até os portos brasileiros no século XIX.
  • D a maneira como historiadores negligenciaram a participação africana na sociedade amazonense.
  • E o modo subserviente como escravos recém-libertos se relacionavam com seus antigos senhores.

Pode-se resumir assim a convicção central exposta no segundo parágrafo:

  • A Para que a leitura de um texto literário seja prazerosa, deve concorrer uma positiva articulação de variáveis.
  • B Caso não se saiba distinguir entre um bom e um mau autor, deve-se ouvir a opinião de certos leitores.
  • C Como não existe o certo e o errado no campo das artes, todo texto literário deve ser visto como um texto estimulante.
  • D A variação do gosto dos leitores é tamanha que se torna impossível julgar a qualidade de um texto literário.
  • E Só podemos apreciar o valor de uma obra literária quando valorizamos igualmente o que é certo e o que é errado.

A grafia de história, em minúscula no penúltimo parágrafo, e a de História, iniciada por maiúscula no último parágrafo, enfatizam a distinção estabelecida entre os dois usos do vocábulo, empregado, respectivamente, com os sentidos de

  • A particularidade e coletividade.
  • B invenção e fato.
  • C certeza e dúvida.
  • D universalidade e individualidade.
  • E emoção e razão.