Questões da Prova do Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. (EMAE-SP) - Engenheiro Mecânico - FCC (2018)

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A caracterização do que há de simbólico na água mostra-se, sobretudo,

  • A na análise particularizada de suas propriedades químicas e de sua inserção no plano das preocupações ecológicas.
  • B nos aspectos religiosos de seu culto primitivo, identificados com o sentido de temor e respeito despertado por esse elemento.
  • C nos valores atribuídos a ela como elemento primordial e regenerador da vida, tal como se apresentam em ritos de diferentes culturas.
  • D em sua aproximação com a “árvore da vida”, vista esta como elemento fundador ao qual devem as águas sua existência orgânica.
  • E no rito pagão em que se negam as virtuais propriedades dela para elevá-la a uma importância não mais que imaginária.

Considerando-se a redação e a estruturação desse texto, verifica-se que

  • A no primeiro parágrafo enumeram-se algumas das múltiplas virtudes da água em diferentes simbolizações e culturas.
  • B no segundo parágrafo explora-se a divergência entre o poder de regeneração e a faculdade de um novo nascimento, atribuídos à agua.
  • C no terceiro parágrafo fica claro que todas as atribuições simbólicas ao poder da água limitam-se aos primitivos ritos pagãos.
  • D o primeiro e o segundo parágrafo situam o simbolismo da água entre outros e variados simbolismos de um fundamento cósmico.
  • E o segundo e o terceiro parágrafo acabam por contradizer o que está ressaltado numa frase de um texto indiano, citada no primeiro parágrafo.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A Numa fórmula sumária (1o parágrafo) = mediante uma equação rudimentar.
  • B receptáculo de todos os gérmens (2o parágrafo) = acolhimento germinal.
  • C implica sempre regeneração (2o parágrafo) = replica invariavelmente outra geração.
  • D confere um “novo nascimento” (2o parágrafo) = infere uma “ressurreição”.
  • E enriquecido por novas valências (3o parágrafo) = somado de outros atributos.

Está clara, coesa e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

  • A Segundo a citação da frase referida no texto todas as coisas convergem para a fundamentação da vida, de cuja responsabilidade encontram-se nas águas.
  • B Há mesmo quem vejam nas águas, uma certa manifestação cósmica, além do mais havendo também nela uma propriedade de que se vale para os gérmens da vida.
  • C Também o cristianismo adotou como simbolização do batismo o que a água lhe confere, haja visto seu poder de regeneração, para não dizer renascimento.
  • D O simbolismo da “árvore da vida” tem algum contato com o simbolismo das águas, na medida em que em ambos o caminho é aventuroso e cheio de desafios.
  • E Nota-se um certo ecumenismo entre religiões que se somam exatamente aonde celebram a imemorialidade das águas em cujas se imergem os fiéis.

Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

  • A Cabe sempre reconhecer a simbolização essencial conferidas às aguas, cujos atributos reconheceram-nos cada uma das mais antigas culturas.
  • B Produziram-se, dada a importância da água, simbolizações e ritos mais que justificáveis desse elemento da natureza ao qual devemos a própria vida.
  • C Além de fundamentarem tantos ritos que celebram a vida, a água também pontifica como um símbolo poderoso e expressivo em cerimônias funerárias.
  • D Sempre couberam às antigas civilizações a criação de ritos pelos quais a água recebesse o justo reconhecimento que lhe granjeou suas propriedades.
  • E As cerimônias de batismo, incluindo-se a que se dá no cristianismo, tem servido à celebração de uma vida que se constitui como promissora e purificada.