Questões da Prova do Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) - Magistério - Exército (2020)

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De acordo com as informações do texto, a narradora

  • A revoltou-se ao concluir que a cliente quis fazê-la de otária e, temendo ser assaltada por alguém, voltou rapidamente para a praça da Matriz.
  • B reconheceu que a primeira corrida não compensou financeiramente, todavia, ao retornar à cidade, a sensação de superação suplantou as adversidades.
  • C comprou o colete especificado por lei quando pensou, pela primeira vez, em exercer a profissão de mototáxi, atividade tradicionalmente masculina.
  • D ficou constrangida ao perceber a hesitação da cliente pelo fato de a narradora não conhecer os arredores da cidade onde a mulher residia.
  • E notou que a cliente, habitualmente mais confiante ao ser conduzida por homens, ficou pouco à vontade em ser conduzida em uma moto pilotada por mulher.

Para que haja coesão entre as ideias, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:

  • A durante o qual … conforme … onde … ao qual o
  • B com o qual … em que … aqui … ao qual o
  • C durante o qual … em que … por isso … cujo
  • D no qual … onde … por isso … todavia o
  • E com o qual … conforme … contudo … cujo

Assinale a alternativa correta quanto à norma-padrão de concordância verbal, em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República.

  • A O mundo e a sociedade torna-se objeto de conhecimento quando se conhece a vida de outras pessoas.
  • B No Museu da Pessoa, existe colaboradores que entrevistam as pessoas dispostas a falar.
  • C Histórias comuns das pessoas compõe o acervo do Museu da Pessoa, concebido por Karen Worcman.
  • D No Museu da Pessoa, tratam-se de questões relevantes para o debate público nacional.
  • E Worcman teve a ideia de criar o museu quando participou de um projeto no qual se entrevistavam imigrantes no Rio.

Assinale a alternativa correta quanto à norma-padrão de concordância verbal, em conformidade com o Manual de Redação da Presidência da República.

  • A No Museu da Pessoa, tratam-se de questões relevantes para o debate público nacional.
  • B No Museu da Pessoa, existe colaboradores que entrevistam as pessoas dispostas a falar.
  • C Histórias comuns das pessoas compõe o acervo do Museu da Pessoa, concebido por Karen Worcman.
  • D Worcman teve a ideia de criar o museu quando participou de um projeto no qual se entrevistavam imigrantes no Rio.
  • E O mundo e a sociedade torna-se objeto de conhecimento quando se conhece a vida de outras pessoas.

De acordo com as informações do texto, a narradora

  • A ficou constrangida ao perceber a hesitação da cliente pelo fato de a narradora não conhecer os arredores da cidade onde a mulher residia.
  • B comprou o colete especificado por lei quando pensou, pela primeira vez, em exercer a profissão de mototáxi, atividade tradicionalmente masculina.
  • C reconheceu que a primeira corrida não compensou financeiramente, todavia, ao retornar à cidade, a sensação de superação suplantou as adversidades.
  • D notou que a cliente, habitualmente mais confiante ao ser conduzida por homens, ficou pouco à vontade em ser conduzida em uma moto pilotada por mulher.
  • E revoltou-se ao concluir que a cliente quis fazê-la de otária e, temendo ser assaltada por alguém, voltou rapidamente para a praça da Matriz.