Questões da Prova do - IF-MT (2017)

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Sobre a escola literária mencionada no texto acima, NÃO se pode afirmar que:

  • A Teve seu início, no Brasil, em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira.
  • B Fazia uso de figuras de linguagem como antíteses, paradoxos e hipérboles, entre outras.
  • C A riqueza da vida e a estabilidade das coisas são temas recorrentes no período literário em questão.
  • D O Sermão da Sexagésima e o Soneto a Nosso Senhor são duas das obras mais conhecidas do período literário.
  • E Seus maiores expoentes foram, no Brasil, Pe. Antônio Vieira, na prosa, e Gregório de Matos, na poesia.

Leia os fragmentos para responder a questão:


Tanto no Fragmento 1 como no Fragmento 2 aparece a palavra "canto". Sobre o emprego dessa palavra, é possível afirmar que:

  • A Tanto no Fragmento 1 como no 2 a palavra "canto" é sempre usada como verbo.
  • B No Fragmento 1, a palavra "canto", que aparece na primeira linha, é um verbo irregular.
  • C Em “A gente quer um canto sossegado”, o termo destacado não pode indicar lugar sossegado
  • D Em “A gente quer um canto de sossego”, o termo destacado não é núcleo do objeto direto.
  • E No Fragmento 1, "canto" é verbo regular, conjugado na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo; e no Fragmento 2, um dos termos é usado como substantivo e pode ser substituído pela palavra “lugar”, sem prejuízo de sentido.

Sobre as figuras de linguagem presentes na afirmação: “A alma querendo o céu e o corpo, a perdição...”, pode-se afirmar que são:

  • A Uma antítese e uma hipérbole.
  • B Duas antíteses e um eufemismo.
  • C Dois anacolutos e um zeugma.
  • D Dois paradoxos e uma elipse.
  • E Duas antíteses e uma elipse.

Leia os fragmentos para responder a questão:


Sobre Cecília Meireles, autora do Fragmento 1, NÃO podemos afirmar que:

  • A Cecília Meireles, poetisa brasileira, é autora de Romanceiro da Inconfidência, conjunto de poemas de temática social, que evoca a luta pela liberdade no Brasil do século XVIII e incorpora elementos dramáticos, épicos e líricos.
  • B O Poema “Motivo” foi publicado pela primeira vez no livro Viagem, em 1939.
  • C Pertencente à escola literária barroca, cantou em versos a cidade de Ouro Preto.
  • D Pertencente à segunda geração do Modernismo brasileiro, seus poemas são carregados de um intimismo lírico, como se pode observar em “Sei que canto/E a canção é tudo/Eu canto porque o instante existe/e a minha vida está completa.”
  • E Esta estrofe “Eu não tinha este rosto de hoje/Assim calmo, assim triste, assim magro/Nem estes olhos tão vazios/Nem o lábio amargo” é parte do poema “Retrato”, de Cecília Meireles, poetisa representante da 2ª fase do Modernismo no Brasil.

Sobre a tirinha anterior, produzida em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A palavra “luta” apresenta, em cada quadrinho, um significado diferente, devido à mudança da palavra que a precede.
  • B No segundo quadrinho, o verbo utilizado explicita que, naquele instante, está ocorrendo uma situação de reivindicação de direitos.
  • C No terceiro quadrinho, fica implícito o verbo “ir”, cuja regência justifica o uso do acento indicador de crase em “à” e conclama pela adesão ao movimento.
  • D No primeiro quadrinho, o artigo “a” é usado como determinante e indica uma situação, já esperada, de luta por direitos.
  • E A linguagem não verbal corrobora com o sentido da linguagem verbal, contribuindo para o entendimento do texto como um todo.