Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IF-RN) - Auxiliar em Assuntos Educacionais - COMPERVE (2017)

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O propósito comunicativo prioritário no texto em estudo é

  • A convencer o leitor de que, indubitavelmente, há vida inteligente fora da Terra.
  • B apresentar possibilidades da existência de vida inteligente fora da Terra.
  • C negar a possibilidade da existência de vida inteligente fora da Terra.
  • D duvidar das possibilidades de vida inteligente fora da Terra.

No primeiro e no segundo parágrafos, predominam, respectivamente,

  • A a narração e a descrição.
  • B a explicação e a injunção.
  • C a explicação e a descrição.
  • D a narração e a explicação.

O texto apresenta marcas pontuais de uma variedade linguística

  • A menos monitorada devido ao público a que se destina.
  • B mais monitorada devido ao suporte em que o texto foi publicado.
  • C mais monitorada devido à temática predominantemente científica.
  • D menos monitorada devido ao gênero discursivo escolhido pelo autor do texto.

A leitura global do texto permite concluir que,

  • A mesmo considerando a solidão da inteligência humana, a vida inteligente fora da terra é um fato comprovado pela ciência.
  • B em consequência do grande número de planetas iguais a Terra em nossa Galáxia, é impossível não recebermos a visita de extraterrestres.
  • C apesar das possibilidades apresentadas pela ciência, não se pode garantir que haja vida inteligente fora de nosso planeta.
  • D assim como na época das grandes navegações, certamente as civilizações avançadas existentes no Cosmos chegarão um dia para colonizar o planeta.

No último parágrafo, a ideia de que a solidão da humanidade no Cosmos pode ser uma boa notícia fundamenta-se em uma

  • A explicação.
  • B oposição.
  • C comparação.
  • D condição.