Questões da Prova do Instituto Geral de Perícia de Santa Catarina (IGP-SC) - Perito Criminal - IESES (2017)

Limpar Busca

De acordo com as ideias presentes no texto, está correto apenas o que se afirma em qual das alternativas? Assinale-a.

  • A O melhor para acabar com o desentendimento seria adotar uma língua que todos entendessem.
  • B Há situações em que dois lados se manifestam e, mesmo que um entenda o ponto de vista do outro, não admite que este esteja certo.
  • C Para Maingueneau, "distorcer" as palavras do outro faz parte quando existe uma polêmica em discussão.
  • D Opiniões contrárias afirmam que os linguistas analisam fatos linguísticos como variações e que estes aplicam regras a tais fatos.

Sobre os sentidos de construção do texto, analise as proposições a seguir. Depois assinale a alternativa que contenha análise correta sobre as mesmas.


I. A palavra “simulacro”, destacada no texto, foi empregada para potencializar o sentido de disputa.

II. A ideia expressa pelo título é retomada, no texto, por: “A expressão corrente trata de situações em que dois lados (ou mais) falam e ninguém se entende”.

III. A presença de todos os parênteses que ocorrem no texto indica que se quer assegurar o entendimento de seu conteúdo, por isso são introduzidas explicações, através do uso desse recurso.

IV. A palavra “empírico” modifica o sentido do termo “tratamento”, atribuindo-lhe a conotação de “baseado na experiência”, ou seja, “na prática”.


Assinale a alternativa que contenha a análise correta das proposições.

  • A Apenas II e IV estão corretas.
  • B Apenas I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II estão corretas.

Analise as proposições a seguir sobre o primeiro parágrafo do texto. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a análise correta sobre as mesmas.


I. A palavra “ninguém” pertence à classe gramatical dos pronomes indefinidos; e “esta” à dos pronomes demonstrativos.

II. A primeira vírgula que aí aparece foi utilizada para marcar a antecipação de um adjunto adverbial.

III. A palavra “este” retoma o termo “o outro”.

IV. A palavra “mesmas” e “estranha” pertencem, tal como foram empregadas, à classe dos adjetivos.

  • A Apenas as proposições I e III estão corretas.
  • B Apenas as proposições I, II e IV estão corretas.
  • C Todas as proposições estão corretas.
  • D Apenas a proposição IV está incorreta.

Em se tratando de classes de palavras, vamos pôr atenção aos verbos constantes no quarto parágrafo do texto. Nas alternativas que seguem, foram feitas análises sobre os tempos e modos aí empregados. Assinale a única alternativa em que a análise está correta.

  • A O verbo “deveria” está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo.
  • B Nesse parágrafo há predomínio de verbos conjugados no modo subjuntivo.
  • C Nesse parágrafo, há pelo menos um verbo conjugado no pretérito perfeito do modo indicativo.
  • D O verbo “dirão” está conjugado no futuro do presente do modo subjuntivo.

Observe: “B não ‘pode’ ver isso, porque trairia sua identidade”. O emprego dos porquês requer especial atenção. Dessa forma, analise as frases das alternativas a seguir e assinale a única INCORRETA.

  • A Não quis informar por que teria se atrasado.
  • B Nenhum porquê foi apresentado de forma convincente.
  • C O trajeto porque retornei trouxe-me boas recordações.
  • D Nada faz sentido, porque ninguém se entende.