Questões da Prova do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Analista - Planejamento e Gestão - FGV (2016)

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O título dado ao texto:

  • A resume a história narrada no corpo do texto;
  • B afirma algo que é contrariado pela narrativa;
  • C indica um princípio que é demonstrado no texto;
  • D mostra um pensamento independente do texto;
  • E denuncia um princípio negativo de convencimento.

A abordagem comportamental da administração representou uma corrente de pensamento fortemente influenciada pela psicologia (especialmente a corrente behaviorista), focada no desenvolvimento de teorias de motivação e de liderança e na proposição de práticas organizacionais voltadas para o alinhamento dos objetivos de realização e autodesenvolvimento humano aos objetivos organizacionais. Essa abordagem apoiava-se em um conceito do ser humano como portador de autonomia de pensamento, de necessidades de desenvolvimento pessoal e de realização, para quem o trabalho é fornecedor de sentido para suas ações e medida de valor social. Esse conceito de ser humano é conhecido como homem:

  • A social;
  • B funcional;
  • C organizacional;
  • D complexo;
  • E racional.

A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:

  • A o foco limitado aos aspectos estruturais da organização;
  • B a visão reducionista do ser humano contida no conceito de homem funcional;
  • C a valorização excessiva dos incentivos financeiros aos trabalhadores;
  • D seu caráter ideológico e manipulador, a favor da administração da empresa;
  • E a dificuldade de aplicação das ferramentas gerenciais propostas.

O desenvolvimento organizacional (DO) engloba alterações comportamentais e estruturais na organização. Um importante modelo de DO derivado da Teoria da Contingência sugere que as alterações estruturais necessárias ao processo de desenvolvimento organizacional são diagnosticadas a partir do defrontamento organização x ambiente. O ambiente em que opera uma organização é diferenciado, e a cada setor especializado do ambiente corresponde um subsistema organizacional. Assim, quanto maior o grau de diferenciação dos setores ambientais, maior a necessidade de diferenciação dos subsistemas organizacionais. No entanto, quanto maior o grau de diferenciação dos subsistemas organizacionais, maior a necessidade de:

  • A integração;
  • B planejamento;
  • C controle;
  • D diversificação;
  • E qualificação.

Uma empresa fabricante de produtos de higiene iniciou um processo de desenvolvimento organizacional (DO) como suporte a uma mudança em sua estratégia de negócio. A fase de diagnóstico apontou a necessidade de atenção especial ao desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal dos funcionários, especialmente os de média e alta gerência, a fim de favorecer o trabalho em equipe, a criatividade e atenuar conflitos e hostilidades. Para tal objetivo, são mais adequadas as seguintes técnicas de desenvolvimento organizacional:

  • A consultoria de procedimentos e retroação dos dados;
  • B reunião de confrontação e mentoria;
  • C desenvolvimento de equipes e treinamento de sensitividade;
  • D treinamento no cargo e coaching;
  • E enriquecimento de cargos e rotatividade.