Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IF-MT) - Assistente de Alunos - IF-MT (2019)

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Sobre o Texto I, leia as assertivas e assinale a alternativa CORRETA.


I - A expressão carpe diem, que se associa à expectativa de aproveitar melhor a vida, tem sido resumida à lógica do simples consumismo.

II - Ao invés de nos preocuparmos com o carpe diem, devemos ignorá-lo e pensar mais na morte, porque, afinal, somos "comida de minhoca".

III - Nossa liberdade de aproveitar a vida de forma direta tem sido substituída pela possibilidade de escolher entre determinadas marcas de produtos.

IV - Quando o autor ressalta que não podemos viver nossa vida automaticamente, quer dizer, estritamente, que devemos sair da frente do computador.

  • A Apenas a I e a III estão corretas.
  • B Apenas a I e a IV estão corretas.
  • C Apenas a I e a II estão corretas.
  • D As assertivas I, II e III estão corretas.
  • E As assertivas I, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa correta em relação ao uso dos sinônimos e antônimos:

  • A Na oração "A gente começa a virar observadores da vida dos outros e isso também é roubar o espírito do carpe diem" (linhas 23 e 24), os termos em destaque podem ser substituídos, sem mudança de sentido e respectivamente, por "protagonistas" e "alma".
  • B No trecho "Durante a pesquisa para seu livro, Carpe diem: Resgatando a arte de aproveitar a vida, ele se debruçou sobre os mais de 2 mil anos de existência do lema" (linhas 3 e 4), o termo em destaque pode ser substituído, sem mudança de sentido, por "deitou-se".
  • C Em "Carpe diem, façam da vida de vocês algo extraordinário" (linhas 10 e 11), o termo em destaque pode ser substituído, sem mudança de sentido, por "propositado".
  • D Em "O real significado da expressão foi subvertido e corre o risco de desaparecer" (linha 2), os termos em destaque podem ser substituídos, sem mudança de sentido e respectivamente, por "verdadeiro" e "alterado".
  • E No período "No livro, tento encontrar um antídoto para o que está acontecendo com a liberdade humana" (linhas 24 e 25), o termo em destaque pode ser substituído, sem mudança de sentido, por "veneno".

Quanto ao emprego dos tempos e modos verbais no Texto I, assinale a alternativa incorreta.

  • A "façam" (linha 10), "pare" (linha 29) e "pense" (linha 36) estão empregados no modo imperativo.
  • B "sabe" (linha 1), "corre" (linha 2) e "checa" (linha 19) estão empregados no presente do modo imperativo.
  • C "debruçou" (linha 4), "foi" (linha 8) e "percebi (linha 11) estão empregados no pretérito perfeito do indicativo.
  • D "rir" (linha 22), "roubar" (linha 24) e "fazer" (linha 38) estão empregados no infinitivo.
  • E "vamos" (linha 13), "diz" (linha 16) e "é" (linha 21) estão empregados no presente do indicativo.

Observe o uso do hífen e marque a alternativa em que todos as palavras compostas estão grafadas corretamente.

  • A Mini-saia, recém-nascido, bem-estar, mal-estar.
  • B Segunda-feira, luso-brasileiro, contra-regra, norte-americano.
  • C Mal-humorado, anti-semita, ano-luz, primeiro-ministro.
  • D Decreto-lei, recém-casado, sem-vergonha, mal-criado.
  • E Erva-doce, mato-grossense, arco-íris, bem-humorado.

Complete as orações com A, À ou HÁ e , em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.


I - _________uma maneira simples de resolver esta questão: pedindo desculpas.

II - Todos os contribuintes nessa situação têm direito_______restituição imediata.

III - O acidente aconteceu devido________ imprudência do condutor.

IV - Pela manhã, o tempo estava fechado, mas, no momento,_______tarde está ensolarada.

V — De quem é esta bolsa? — perguntei________ todos os presentes na sala.

VI - Não ouvia essa expressão________ mais de vinte anos.

  • A há - à - à - a - a - há.
  • B a - à - à - há - a - a.
  • C há - a - a - à - à - há.
  • D a - há - à - há - a - à.
  • E há - à - há - a - à - há.