Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IF-RN) - Médico clínico geral - COMPERVE (2017)

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O propósito comunicativo dominante do texto está relacionado à

  • A descrição das trajetórias de renomados cientistas, que influenciaram importantes decisões governamentais.
  • B emissão de um posicionamento acerca da relação entre o trabalho do cientista e as políticas governamentais.
  • C emissão de um posicionamento acerca do papel do cientista Albert Einstein na elaboração de políticas governamentais.
  • D descrição da trajetória do cientista Albert Einstein, que teve papel decisivo na elaboraç ão de políticas governamentais.

Considerando-se o padrão frasal do português escrito, uma vírgula poderá ser substituída por ponto em:

  • A Com base nessas ideias, foi possível construir armas com poder explosivo milhões de vezes maior que o das explosões de substâncias químicas, como a nitroglicerina.
  • B O canal de televisão National Geographic exibiu, recentemente, uma série de episódios sobre a vida de Einstein que ilustra bem os dilemas enfrentados por cientistas quando seu trabalho – muitas vezes contemplativo – é utilizado para fins militares.
  • C Três anos depois, a União Soviética realizou explosões e, com isso, se iniciou a corrida nuclear, que marcou o resto do século 20 e até hoje nos assombra.
  • D Além disso, algo que fez a vida toda foi ajudar as vítimas do antissemitismo, auxiliando cientistas nas suas carreiras, e ainda enfrentou corajosamente a caça às bruxas promovida pela histeria anticomunista nos EUA após o fim da 2ª Guerra Mundial.

A ideia central do décimo parágrafo está explícita

  • A no primeiro período e é desenvolvida nos quatro períodos seguintes, que apresentam características predominantes do tipo textual narrativo.
  • B no primeiro período e é desenvolvida nos quatro períodos seguintes, que apresentam características predominantes do tipo textual descritivo.
  • C no último período e sintetiza as informações contidas nos quatro períodos anteriores, que apresentam características predominantes do tipo textual narrativo
  • D no último período e sintetiza as informações contidas nos quatro períodos anteriores, que apresentam características predominantes do tipo textual descritivo.

Considere o período:


Por mais talentosos e criativos que sejam os cientistas, eles não podem ter a ilusão de poder definir as políticas adotadas pelos governantes.


Nesse período,

  • A a primeira oração é subordinada à posterior, com a qual mantém uma relação consecutiva, e, por isso, representa maior valor argumentativo.
  • B a primeira oração é subordinada à posterior, com a qual mantém uma relação conces siva, e, por isso, representa valor argumentativo secundário.
  • C as orações são coordenadas e estabelecem uma relação adversativa. Por isso, a segunda oração apresenta maior valor argumentativo.
  • D as orações são coordenadas e estabelecem uma relação aditiva. Por isso, a segunda oração apresenta valor argumentativo secundário.

Considere o período:


Haber defendeu-se argumentando que os gases eram uma arma tão terrível que eliminaria definitivamente as guerras[1], o que se mostrou uma tolice, porque os franceses logo desenvolveram gases que foram usados contra os soldados alemães [2].


Nesse trecho, o entrecruzamento de vozes ocorre da seguinte forma:

  • A há uma forma híbrida de citação, e isso é evidenciado pela presença de citação indireta, em [1], e direta em [2].
  • B há citação indireta e observa-se a presença apenas da voz de Haber, que abrange os trechos [1] e [2].
  • C há citação indireta e observa-se a presença de duas vozes: em [1], a voz de Haber e, em [2], a voz do autor do texto.
  • D há uma forma híbrida de citação, e isso é evidenciado pela presença de duas vozes: em [1], a voz do autor do texto e, em [2], a voz de Haber.