Questões da Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IF-ES) - Arquivista - IF-ES (2019)

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A partir da leitura do texto sob análise, NÃO é possível afirmar que:

  • A os resultados da pesquisa comprovaram que os seres humanos são melhores em reconhecer que em lembrar.
  • B o reconhecimento de um rosto é uma tarefa mais fácil para a memória humana que a recordação de um nome.
  • C segundo a pesquisa, a memória humana tem mais dificuldade em reconhecer um rosto porque isso demanda a recuperação de detalhes mais específicos.
  • D se colocados no mesmo nível de memória, é comprovável que um ser humano reconhece mais os nomes que os rostos das pessoas.
  • E o teste realizado confirmou que a impressão de que o ser humano é melhor em reconhecer rostos que nomes é um mito.
Em relação ao uso do acento indicativo de crase no excerto “[...] o reconhecimento refere-se à nossa simples capacidade de tratar um evento ou informação como sendo familiar [...]” (linhas 9-10), assinale a alternativa INCORRETA:
  • A O uso do acento grave, em parte, justifica-se devido à regência do verbo “referir-se”, que exige como complemento um objeto indireto regido pela preposição “a”.
  • B Deveria ser retirado o acento grave se o vocábulo “capacidade” fosse substituído pela palavra “talento”.
  • C O acento grave poderia ser retirado sem prejuízo para a correção gramatical do texto, visto que seu emprego é facultativo para o contexto em questão.
  • D Retirando-se o acento indicativo da crase desse enunciado, o “a” deve ser classificado morfologicamente como artigo.
  • E Pluralizando-se o vocábulo “capacidade”, é necessário que se retire o acento grave ou que se pluralize o termo (“às”) para a manutenção da correção gramatical.

Classifica-se sintaticamente como uma oração subordinada substantiva objetiva direta:

  • A[...] que somos terríveis para lembrar nomes.” (linha 1).
  • B[...] do que em lembrar.” (linha 7).
  • C “[...] por que é fácil esquecer o nome daquela prima de segundo grau.” (linha 11)
  • D[...] que exige mais da sua memória [...]” (linha 13).
  • E[...] já que os rostos reais aparecem de formas relativamente diferentes [...]” (linha 23)

A transitividade das ocorrências do verbo “reconheceram” (linhas 25 e 26) no sétimo parágrafo do texto de referência NÃO coincide com a do indicado em:

  • Acomprovam” (linha 2).
  • Bvem” (linha 3).
  • C fazem” (linha 8).
  • Dexige” (linha 10).
  • Erepetiram” (linha 20).

No excerto a seguir, o verbo “lembrar” aparece com o sentido de “trazer à lembrança” e “recordar-se”, acepção inclusive tratada por Cunha & Cintra (2017): “[...] lembramos muito mais de nomes do que de rostos.” (linha 5). De acordo com a norma-padrão, o excerto apresenta um desvio de:

  • A concordância nominal.
  • B concordância verbal.
  • C ortografia oficial.
  • D regência nominal.
  • E regência verbal.