Questões da Prova do Instituto de Previdência do Estado de Rondônia (IPERON - RO) - Matemático - IBADE (2017)

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O desenvolvimento do tema da narrativa, no fragmento apresentado, de Clarice Lispector, é marcado pela presença de um narrador:

  • A que expõe os aspectos e características de todas as personagens, inclusive a de si mesma, configurando-se em testemunha que participa dos acontecimentos narrados.
  • B em terceira pessoa que assume a posição de observador na narrativa, podendo apresentar não só os atos e os movimentos, mas também os sentimentos e os pensamentos das personagens.
  • C apontado como elemento irrelevante à apresentação e caracterização das personagens, que se coloca acima, para além dos limites de tempo e espaço.
  • D que proporciona o contato com os acontecimentos e com as características das personagens, mesmo sendo uma delas, mesmo não sendo elemento participante na narrativa.
  • E protagonista do romance pelo fato de sua história ser o centro do romance, misturando-se com a história de Macabéa contada por ele.

Sobre os elementos destacados do fragmento "- Eu também acho esquisito, mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte”, leia as afirmativas.


I. O uso do pronome em BOTOU ELE atende ao padrão culto da língua.

II. O modo das formas verbais ACHO e BOTOU é determinado sobretudo pelas hipóteses que se verificam entre o conteúdo das orações.

III. A palavra MAS é uma conjunção coordenativa.


Está correto apenas o que se afirma em:

  • A II.
  • B I.
  • C I e II.
  • D I e III.
  • E III.

A acentuação é um tema inerente aos postulados gramaticais que, indiscutivelmente, concebe-se como um fator relevante, em se tratando da linguagem escrita. No texto, são acentuadas, seguindo a mesma regra de acentuação, as palavras:

  • A metalúrgico, Macabéa, Você.
  • B só, já, torná-lo.
  • C silêncio, operário, salário.
  • D alguém, datilógrafa, têm.
  • E até, fôlego, vê.

“Macabéa fingia enorme curiosidade escondendo dele QUE ELA nunca entendia TUDO muito bem e que ISSO era assim mesmo. Mas ele, galinho de briga que era, arrepiou-SE todo com a pergunta tola e que ele não sabia responder." Nesse período do texto há alguns elementos que estabelecem relações com termos anteriores; o elemento anafórico que se refere a uma oração anterior é:

  • A se.
  • B que.
  • C ela.
  • D tudo.
  • E isso.

Para que se possa desfazer a ambiguidade, encontrada em “Ele a olhara enxugando o rosto molhado com as mãos.”, a frase deve ser reescrita, sem prejuízo das informações originais do texto e de sua correção gramatical, da seguinte forma:

  • A Ele a olhando, com as mãos a enxugar o rosto molhado.
  • B Com as mãos, ele a olhara enxugando o rosto molhado.
  • C Ele a olhara enxugando, com as mãos, o rosto molhado.
  • D Ele, a olhá-la, enxugava com as mãos o rosto molhado.
  • E Ele, com as mãos, a olhara enxugando o rosto molhado.