Questões da Prova da Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) - Nível Superior - CESPE/CEBRASPE (2016)

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De acordo com o texto CB1A1AAA,

  • A o poder de polícia refere-se à faculdade de que dispõe a administração pública para tornar efetiva e fazer obedecida cada restrição de direitos e liberdades individuais, em consonância com o bem-estar social.
  • B a autoridade administrativa, sob a invocação do poder de polícia, poderá anular as liberdades públicas ou aniquilar os direitos fundamentais do indivíduo previstos na Constituição Federal de 1988.
  • C o fato de a Constituição, as leis e outros atos normativos conferirem aos cidadãos os direitos à liberdade e à propriedade pressupõe a existência de direito público subjetivo absoluto no Estado moderno, desde que seja respeitada a boa ordem da sociedade civil.
  • D o mecanismo denominado como poder de polícia, usado pela administração pública para deter os abusos no exercício do direito individual, é restrito à atuação da administração no âmbito federal.
  • E o denominado jus politiae que o príncipe detinha na Idade Média equivale, nos dias atuais, ao poder de polícia conferido à administração pública.
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No que se refere aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, assinale a opção correta.
  • A A supressão da vírgula empregada logo após “normativos” (l.8) manteria a coesão e a correção textual, uma vez que, no contexto dado, seu emprego é facultativo.
  • B A coesão textual seria mantida se a expressão “os quais” (l.9) fosse substituída por aqueles.
  • C No primeiro parágrafo, a substituição do par de travessões por um par de parênteses preservaria a coesão textual.
  • D A substituição de “sob” (l.4) por pela manteria a coesão textual.
  • E O elemento “à”, nas linhas 4 e 5, introduz complementos da forma verbal “designava” (l.3).

Com referência aos mecanismos de coesão e aos tempos e modos verbais empregados no texto CB1A1AAA, assinale a opção correta.

  • A A substituição da forma verbal “designava” (l.3) por chamava manteria a coesão e o sentido original do texto.
  • B O antecedente do pronome “cujo” (l.10) pode ser o vocábulo “direitos”, do trecho “uma série de direitos” (l.9), ou a expressão “os direitos à liberdade e à propriedade” (l.10).
  • C A coesão textual seria mantida caso a expressão “Para tanto” (l.12) fosse substituída pelo vocábulo Porquanto.
  • D Nas linhas 16 e 17, as formas pronominais em “torná-la” e “fazê-la” referem-se ao termo “administração pública”.
  • E A substituição da forma verbal “era” (l.2) pela forma verbal foi geraria problema no sequenciamento textual, uma vez que tais formas verbais de passado possuem funções diferentes.

Quanto aos termos empregados no texto CB1A1AAA, às ideias nele contidas e à ortografia oficial da língua portuguesa, assinale a opção correta.

  • A O sentido original do texto seria preservado e as normas da ortografia oficial da língua portuguesa seriam respeitadas caso se substituísse o trecho “é conferida aos cidadãos uma série de direitos” (l.9) por aos cidadões confere-se muitos direitos.
  • B O emprego do hífen no vocábulo “bem-estar” justifica-se pela mesma regra ortográfica que justifica a grafia do antônimo desse vocábulo: mal-estar.
  • C As formas verbais “torná-la” e “fazê-la” (l. 16 e 17) recebem acentuação gráfica porque se devem acentuar todas as formas verbais combinadas a pronome enclítico.
  • D A mesma regra de acentuação justifica o emprego de acento em “à” (l.4) e “é” (l.9).
  • E O vocábulo “período” é acentuado em razão da regra que determina que se acentuem palavras paroxítonas com vogal tônica i formadora de hiato.

Nas opções a seguir, constam propostas de reescrita do trecho “Há outras razões pelas quais se podem associar educação e redução da criminalidade.” (l. 11 e 12). Assinale a opção em que a proposta apresentada mantém o sentido original, a formalidade e a correção gramatical do texto CB1A2AAA.

  • A Outras razões existem porque é plausível associar educação e redução da criminalidade.
  • B Existe outras razões em que é possível associar educação e redução da criminalidade.
  • C Há outras razões em quais pode se associar educação à redução da criminalidade.
  • D Existem outras razões por que é possível associar educação e redução da criminalidade.
  • E Tem outras razões que é possível associar educação e redução da criminalidade.