Questões da Prova da Procuradoria Geral do Estado do Mato Grosso (PGE-MT) - Analista Jurídico - FCC (2016)

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Atente para as afirmações a respeito do texto.
I. Os sotaques mato-grossenses caracterizam-se pela hibridez, decorrente da contribuição de linguajares de grupos sociais distintos. II. O falar cuiabano tornou-se bem diferenciado dos outros do Estado, caracterizado por expressões próprias e pela perda da nasalização no final de alguns vocábulos. III. As influências de diversas etnias e nações são responsáveis por diferenciar o sotaque cuiabano dos demais sotaques mato-grossenses, os quais se destacam pela melodia marcante.
Está correto o que se afirma APENAS em

  • A III.
  • B I e II.
  • C II e III.
  • D I e III.
  • E I.

Um segmento do texto tem seu sentido expresso, em outros termos e em conformidade com a norma-padrão da língua, em:

  • A nunca apareceu em uma novela / jamais teve figuração em uma novela
  • B comunidades mais fechadas. / agrupamentos sociais autóctones
  • C uma entonação diferente / uma maneira de falar exdrúxula
  • D o acento do Sul fica mais evidente. / a prosódia do Sul projeta-se iminentemente
  • E a língua é porosa / a língua é passível à influências

O emprego de Contudo, em destaque no início do segundo parágrafo, atende ao propósito discursivo de

  • A apresentar o falar cuiabano, em contraste com Sorriso, Lucas do Rio Verde e Sinop, como uma variante sem influências externas.
  • B destacar o valor do falar cuiabano, relativizando a importância das variedades de sotaques para a língua portuguesa falada em Mato Grosso.
  • C sugerir que o falar cuiabano, ao contrário do que se afirmou sobre as comunidades mais fechadas, está sujeito a influências externas.
  • D enfatizar o fato de que o falar cuiabano, assim como ocorre no restante do estado, tem uma influência preponderante do acento do Sul.
  • E evidenciar a singularidade do falar cuiabano, em contraste com a afirmação de que Mato Grosso não tem uma fala própria.

O texto apresenta como meta central

  • A discorrer sobre a associação acentuada entre música e poesia no período trovadoresco.
  • B apresentar as influências que os trovadores exerceram sobre os letristas modernos.
  • C criticar o desprezo que alguns acadêmicos conferem às composições não eruditas.
  • D destacar a importância do trabalho de Carolina Michaelis de Vasconcelos para a literatura.
  • E fazer uma apologia da obra de artistas que se dedicam duplamente à poesia e à letra de canções.

Seria um sinal de que as já questionáveis fronteiras entre a cultura pop e a chamada alta literatura estão se desfazendo? Deixemos essa questão a quem interessa: os círculos acadêmicos obcecados por categorizar os gêneros do discurso.


Com o comentário sublinhado, o autor

  • A relativiza a importância prática da distinção, feita por alguns acadêmicos, entre cultura pop e a dita alta literatura.
  • B encarece a relevância da questão proposta, alçando-a a tema que deve ser discutido entre os acadêmicos.
  • C conclui que a discussão acerca da cultura pop e da chamada alta literatura demanda formação acadêmica específica.
  • D propõe uma resposta negativa para a questão apresentada, respaldando-se nos juízos de certos acadêmicos.
  • E revela desconhecer a resposta para a pergunta feita, mas dirige o leitor à discussão proposta pela academia.