Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Goiânia - Professor - Geografia - CS-UFG (2016)

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Conforme a autora da matéria, o objetivo geral das pesquisadoras Carmen Fought e Karen Eisenhauer era comprovar se os filmes da Disney

  • A seguiam uma categorização cronológica pelo fato de apresentarem suas histórias conforme características dos comportamentos femininos das eras Clássica, Renascentista e Moderna.
  • B refletiam os princípios da linguística pelo fato de marcarem as diferenças entre homens e mulheres nas falas das personagens em interação social e ideológica.
  • C privilegiavam as personagens masculinas por uma escolha consciente por parte dos produtores ou se por uma decisão inconsciente de assumir o masculino como norma.
  • D contribuíam para a formação do ideal de feminilidade de meninas por apresentarem personagens com papéis e ideais que reforçam os valores sociais estabelecidos.

Para a análise dos dados, as pesquisadoras americanas utilizaram, como método,

  • A as mudanças culturais e históricas ocorridas entre os três períodos escolhidos e aquelas que se deram no interior de um mesmo período, redefinindo os papéis masculinos e femininos.
  • B a contagem do número de personagens masculinos e femininos, das palavras ditas por homens e mulheres nos filmes e dos elogios recebidos por cada categoria pela aparência e pelas habilidades.
  • C as diferenças relativas ao ideal feminino e masculino existentes nas histórias de princesa dos contos tradicionais e nos filmes infantis produzidos pela Disney em três diferentes épocas.
  • D a porcentagem das ocorrências de cenas de ação, dos diálogos protagonizados pelos heróis e pelas heroínas e a quantidade de papéis representados por auxiliares masculinos e femininos.

No processo comunicativo, os textos apresentam determinadas funções e, em cada esfera de utilização da língua, elaboram-se determinados gêneros discursivos para que se cumpra a finalidade comunicativa. A análise geral do texto permite a sua identificação com o gênero “artigo de divulgação científica”, pois

  • A baseia-se na exposição e defesa de um ponto de vista com predomínio de sequências expositivo-argumentativas.
  • B volta-se para a popularização de conhecimentos acadêmicos com uso de sequências expositivo-explicativas.
  • C explicita posicionamento acerca de um tema polêmico em debate no veículo de comunicação, fazendo uso de sequências dissertativas.
  • D declara publicamente razões que justifiquem atos ou em que se fundamentem direitos por meio de sequências injuntivas.

O texto deixa entrever que o trabalho feito pelas americanas Carmen Fought e Karen Eisenhauer, pautando-se na aplicação de princípios da linguística na análise de filmes, trata-se de

  • A uma prática corriqueira no meio acadêmico, uma vez que põe em confronto áreas distintas.
  • B uma atitude não científica, porque inclui, nos estudos, práticas relacionadas à esfera jornalística.
  • C um processo aceito pela comunidade acadêmica, uma vez que relaciona áreas distintas e com comprovações científicas.
  • D uma novidade no âmbito da pesquisa científica, porque utiliza a prática da contagem de palavras ditas num filme.

O registro linguístico utilizado na construção do texto

  • A aproxima leitor e conteúdo de difícil acesso por meio do uso simplificado e didatizado da linguagem científica.
  • B atende às formas de interlocução do gênero do discurso científico ao fazer uso de linguagem técnica.
  • C utiliza terminologia rebuscada e formalidade elevada em conformidade com a interlocução jornalística.
  • D apresenta léxico e sintaxe em consonância com a norma culta urbana, para atingir um público acadêmico-científico.