Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - Professor - AMEOSC (2021)

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O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os princípios que a formação técnico-profissional deve obedecer. Estando tais princípios citados entre os itens abaixo, analise-os: I.Garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular. IIAtividade compatível com o desenvolvimento do adolescente. III.Horário especial para o exercício das atividades. IV.Garantia de estágio preparatório remunerado. Estão CORRETOS, apenas:

  • A Os princípios foram citados nos itens II, III e IV.
  • B Os princípios foram citados nos itens I, III e IV.
  • C Os princípios foram citados nos itens I, II e III.
  • D Os princípios foram citados nos itens I, II e IV.

Um dos princípios da Educação Inclusiva diz respeito ao direito que toda pessoa tem de ter acesso à educação, mas tal direito muitas vezes é ofertado de forma deturpada, perdendo sua real função inclusiva. Qual das opções abaixo cita um dos principais equívocos que ocorrem na execução deste fundamento?

  • A Abrir matrícula e organizar a escola para atender de forma satisfatória os estudantes com necessidades e habilidades especiais.
  • B Preparar o corpo docente para prestar o melhor atendimento possível ao estudante com necessidade e habilidades especiais.
  • C Oferecer à pessoa com necessidades e habilidades especiais as mesmas possibilidades de desenvolvimento ofertada aos outros estudantes.
  • D Garantir que o estudante com necessidades e habilidades especiais tenha acesso à escola, sem contudo oferecer a ela as condições necessárias para que seu desenvolvimento aconteça de forma significativa.

A avaliação é um instrumento vivo no processo de aprendizagem, pois exerce papéis diversos e fundamentais antes, durante e após o desenvolvimento da prática letiva. Defendendo a ideia de que tal ferramenta não deve ter caráter punitivo, qual seria a sua função?

  • A Promover separação da turma em dois grupos, para que se possa elaborar planejamentos diferenciados para quem já aprendeu e quem ainda não aprendeu.
  • B Conhecer as potencialidades, aprendizagens e habilidades já desenvolvidas a fim de organizar o processo de letivo para superar as possíveis dificuldades.
  • C Permitir que o professor conheça os alunos com maior dificuldade de perto, a fim de dedicar mais atenção a eles do que ao restante da turma.
  • D Determinar os diferentes níveis de aprendizagem que compõem a classe, a fim de organizar o desenvolvimento da aula, sempre no padrão daqueles que estão em um grau mais elevado de conhecimento.

A aproximação da educação com a psicologia vem há muito gerando teorias que contribuem com o desenvolvimento do processo de aprendizagem, no sentido de que:

  • A A psicologia aplicada à educação consiste na possibilidade de o professor oferecer ao estudante o apoio emocional do qual ele necessita.
  • B Tal relação permite entender a complexidade do processo por meio do qual a aprendizagem acontece, aprimorando os métodos e práticas educacionais.
  • C A escola tem como uma de suas funções garantir ao estudante todo atendimento especializado dos quais ele necessita.
  • D A educação não constitui por si só uma ciência e, ao unir-se a outras é que ganha significado.

Por lei, é considerada pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode:

  • A Obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em desigualdade de condições com as demais pessoas.
  • B Facilitar sua participação plena e efetiva na sociedade em desigualdade de condições com as demais pessoas.
  • C Obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
  • D Facilitar sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.