Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Auxiliar Técnico Pedagógico - AMEOSC (2022)

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É o conjunto ordenado de papéis que documentam e comprovam o registro dos fatos relativos à vida escolar dos alunos e da instituição de ensino.
Fonte: Organização e Funcionamento da Secretaria. Escola Estadual de Educação Profissional - EEEP. Curso Técnico em Secretaria Escolar. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Ceará.
Os arquivos podem ter uma determinada organização, dentre elas, marque a alternativa que a expressa corretamente: I e II.

  • A I.Arquivo vivo ou descrito como de movimento ou dinâmico que contém todos os documentos dos alunos matriculados no ano em curso, bem como, os que dizem respeito ao estabelecimento de ensino. II.Arquivo permanente ou também descrito como estático ou morto que contém as pastas dos alunos transferidos ou concludentes.
  • B I.Arquivo da instituição onde comporta todos os documentos e legislações referentes à estrutura de onde a instituição está definida. II.Arquivo dos alunos e professores, onde constam os alunos e professores que já passaram e os atuais da instituição.
  • C I.Arquivo morto ou estático que contém todos os documentos dos alunos matriculados no ano em curso, bem como, os que dizem respeito ao estabelecimento de ensino. II.Arquivo vivo ou interino que contém as pastas dos alunos transferidos ou concludentes.
  • D I.Arquivo antigo onde estão armazenados todos os dados dos alunos que já passaram pela escola desde que a mesma tenha sido fundada. II.Arquivo atual onde consta os alunos transferidos, concludentes e todos os presentes na atualidade da escola.

A gestão dos materiais e o controle de estoque e almoxarifado, juntamente com os demais itens que se relacionam com a rotina numa secretaria escolar é fundamental para o gerenciamento das unidades. Diante disso, marque a alternativa CORRETA sobre as atividades relacionadas a esse processo.

  • A Deixar faltar material no estoque, e adquiri-los posteriormente em valores superiores aos normalmente comprados.
  • B Não inspecionar os produtos que estão no almoxarifado.
  • C Zelar pelo uso adequado e conservação dos materiais e equipamentos.
  • D Utilizar em excesso materiais de consumo.

Esse órgão do município de Itapiranga-SC é permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela população local de zelar pelo cumprimento dos Direitos da criança e do Adolescente. Assim, os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados a esse órgão. Tal órgão é composto por cinco (05) membros efetivos e cinco (5) suplentes, os quais serão eleitos através de pleito eleitoral definido em edital por meio de voto secreto e facultativo, pelos cidadãos do município de Itapiranga, para mandato de três (03) anos, permitida uma recondução.
Fonte: Disponíveis em: https://www.itapiranga.cespro.com.br/visualizar Diploma.php?cdMunicipio=8271&cdDiploma=201200178&NroLei=178& Word=0&Word2=http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm
O texto acima refere-se a qual dos órgãos descritos nas alternativas? Marque a opção CORRETA.

  • A Ouvidoria do Poder Executivo Municipal.
  • B Câmara Municipal de Vereadores.
  • C Conselho Tutelar.
  • D Ministério da Criança e do Adolescente.

A organização e o funcionamento da secretaria escolar pode ser dividida em três diferentes áreas de responsabilidade. Identifique e marque abaixo, aquela em que correlaciona corretamente a área de responsabilidade com a atribuição dessa área.

  • A ESCRITURAÇÃO ESCOLAR: Registro escolar no diário de classe.
  • B EXPEDIENTE: Classifica e guarda legislação de ensino em vigor.
  • C ESCRITURAÇÃO ESCOLAR: Classifica e guarda legislação de ensino em vigor.
  • D ARQUIVO: Prepara, redige e expede correspondência administrativa.

A classificação dos documentos e correspondências auxiliam o profissional a manter a organização de seu trabalho, bem como promover a manter a ordem gerencial dos processos. Assim, abaixo estão alguns documentos que podem ser encontrados no ambiente escolar, classifique-os corretamente e marque a alternativa correspondente.
I.Formulários estatísticos do Ministério da Educação (MEC), devidamente preenchidos.
II.É um instrumento de gestão e de escrituração escolar que acompanha e controla o desenvolvimento da ação do professor.
III.Documento legal da criação da instituição.
Após análise, marque a opção CORRETA.

  • A I.Censo escolar, II.Diário de classe, III.Dossiê da instituição de ensino.
  • B I.Livro de licitações, II.Relatório anual de atividades, III.Dossiê da infraestrutura da escola.
  • C I.Relatório anual de atividades, II.Dossiê do prédio da escola, III.Diário de classe.
  • D I.Livro de atas, II.Planejamento de aula, III.Dossiê do prédio da escola.