Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Itapiranga - Professor - Artes e Educação Artística - AMEOSC (2022)

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De acordo com a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais" seria um(a):

  • A Meta estipulada pela União.
  • B Princípio pelo qual o ensino deve se basear.
  • C Dever de cada estabelecimento de ensino público.
  • D Direito do estudante.

A Idade Média foi um período de desabrochar de muitos artistas. Todavia, os mais conhecidos viveram durante a última parte da Idade Média e são frequentemente considerados como parte do início do Renascimento. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO apresenta um artista desse período.

  • A Eugenio Zampighi.
  • B Benvenuto di Giuseppe.
  • C Ambrogio Lorenzetti.
  • D Donatello.

Acerca do processo de criação da dança, julgue as frases abaixo:
I.A técnica permite ao bailarino tanto a experiência quanto o preparo para formatar o corpo para a execução da dança em si.
II.Na dança contemporânea entende-se que o corpo é um elemento híbrido ao se criar diferentes formas de explorá-lo.
III.O processo de criação da dança, na atualidade, é pautado no engessamento estético.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).

  • A Apenas, I e III.
  • B Apenas, III.
  • C Apenas, I e II.
  • D Apenas, II e III.

Ana Mae Barbosa é uma das pioneiras da Arte Educação no Brasil. A pesquisadora desenvolveu uma metodologia conhecida como Abordagem Triangular a qual se estabelece a partir de três pilares:

  • A Associação, discussão e sensibilização.
  • B Contextualização, discussão e prática.
  • C Associação, apreciação e sensibilização.
  • D Contextualização, apreciação e prática.

"No estudo das artes romanas existe um capítulo especial das chamadas artes parietais: pinturas e grafites cujos suportes eram paredes, os muros e os tetos. A grande ênfase dos estudos se deu pelas pinturas parietais. Ainda que tenham existido pinturas portáteis, feitas geralmente em painéis de madeira, a partir do I século a.C, estas pinturas painéis perderam importância e o grande destaque e interesse voltou-se às pinturas parietais. As pinturas portáteis foram a maior forma de arte na Grécia Clássica e Helenística, e quando os romanos conquistaram a Grécia, nos últimos séculos a.C, eles competiam por peças famosas para suas galerias particulares ou para mostrá-la em locais públicos (Ling, 1991: 5). Com o interesse romano deslocado para as pinturas parietais, muitas paredes receberam pinturas copiadas de tais originais gregos. A técnica pictórica era o afresco e se realizada estendendo as cores sobre uma capa de cal e pó de mármore, ainda úmida, aplicada um pouco antes".
Fonte (adaptada): FUNARI , P. P. A.; CAVICCHIOLI , M. R. A arte parietal romana e diversidade. Encontro de História da Arte, Campinas,SP, n. 1, 2005, p.113.
Julgue o excerto acima e assinale a alternativa CORRETA.

  • A O excerto está parcialmente correto, pois as pinturas portáteis não foram a maior forma de arte na Grécia Clássica e Helenística.
  • B O excerto está parcialmente correto, pois artes parietais não se referem as pinturas e grafites cujos suportes eram paredes, os muros e os tetos.
  • C O excerto está parcialmente correto, pois os romanos não copiavam suas pinturas dos gregos.
  • D O excerto está completamente correto.