Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Belmonte - Professor - AMEOSC (2020)

Limpar Busca

No ensino de ciências dos anos iniciais, os estudos da unidade “matéria e energia” devem buscar nas experiências cotidianas dos alunos com uma série de objetos, materiais e fenômenos em sua vivência diária e na relação com o entorno o ponto de partida da construção do conhecimento. Dentre as propostas do ensino nesta unidade temática está correta a proposta:

  • A Reconheçam a importância da água, em seus diferentes estados, para a agricultura, o clima, a conservação do solo, a geração de energia elétrica, a qualidade do ar atmosférico e o equilíbrio dos ecossistemas.
  • B Percebam que o corpo humano é um todo dinâmico e articulado, e que a manutenção e o funcionamento harmonioso desse conjunto dependem da integração entre as funções específicas desempenhadas pelos diferentes sistemas que o compõem.
  • C Identifiquem os cuidados necessários para a manutenção da saúde e integridade do organismo e desenvolvam atitudes de respeito e acolhimento pelas diferenças individuais, tanto no que diz respeito à diversidade étnico-cultural.
  • D Sejam capazes de compreender o papel do Estado e das políticas públicas como campanhas de vacinação, programas de atendimento à saúde da família e da comunidade, investimento em pesquisa, campanhas de esclarecimento sobre doenças e vetores, entre outros.

No ensino de geografia, o conceito de espaço é o mais amplo a ser trabalhado com os alunos, que por sua vez é indissociável da noção de tempo, e precisam ser articulados na compreensão dos processos. O conceito de tempo no ensino de geografia remete, portanto, a:

  • A Uma regra do campo científico que apropriada pela disciplina para desenvolver o entendimento da relação do homem com o mundo a medida que a regularidade dos acontecimentos pode ser equacionada.
  • B Uma construção social, que se associa à memória e às identidades sociais dos sujeitos, e também da natureza das transformações naturais que explicam as atuais condições do meio físico natural.
  • C Uma apropriação matemática que é convertida em uma noção social para que diferentes tipos de ciência possam circunscrever seus objetos de análise.
  • D Uma abstração racional que determina uma convenção social que deve ser seguida universalmente para que os acontecimentos e fenômenos sociais possam ser escalonados em algum nível.

A unidade do ensino de matemática definida como “números” tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Nesse sentido, espera-se que os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental possam: I. Resolver problemas com números naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, envolvendo diferentes significados das operações, argumentar e justificar os procedimentos utilizados para a resolução e avaliem a plausibilidade dos resultados encontrados; II. Desenvolvam diferentes estratégias para a obtenção dos resultados, sobretudo por estimativa e cálculo mental, além de algoritmos e uso de calculadoras; III. Compreendam a estrutura e funcionamento de equações de primeiro grau simples ao equilibrar e relacionar cálculos matemáticos de multiplicação e divisão para a descoberta de incógnitas. Estão corretos:

  • A Apenas o item I está correto.
  • B Todos os itens estão corretos.
  • C Apenas os itens II e III estão corretos.
  • D Apenas os itens I e II estão corretos.

Retomando as grandes temáticas os anos iniciais do Ensino Fundamental, pode-se dizer que as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. Este processo é desenvolvido nesta disciplina de modo a promover:

  • A Parte da busca do conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade, posteriormente, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o “Eu” do “Outro”.
  • B Parte da evidenciação da multiplicidade de existências e formas culturais de vida para que possa relativizar a perspectiva eurocêntrica de modo que o aluno pode conhecer melhor o “Outro”, e consequentemente, “Eu”.
  • C Parte da descrição material da vida humana em diferentes tempos e sociedades, sempre realizando comparações, desse modo, percebe-se que o “Eu” é distinto do “Outro” ainda que seja central.
  • D Parte da evidencia que há um processo evolutivo que refina os modos de vida de cada cultura e sociedade humana no tempo, de modo que o “Eu” é um ponto neste processo, que tem início no “Outro”.

Um dos objetivos do Ensino de Língua Portuguesa é romper com o chamado preconceito linguístico, como uma das modalidades que enfatizam a convivência e aceitação da diferença. O preconceito linguístico se assenta na ideia de que:

  • A Toda forma de expressão é válida se esta objetivar estabelecer comunicação entre dois ou mais sujeitos.
  • B A fala pode compreender diversos tipos de formas e linguagem, no entanto a forma escrita deve sempre cumprir a norma correta.
  • C A fala deve ser trabalhada para que atenda a norma culta da língua portuguesa, já a escrita pode recorrer a diferentes modos e estilos.
  • D Existe apenas uma única forma correta de falar, desconsiderando as variedades linguísticas existentes nos grupos e classes sociais.