Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Lavras - Professor - Ciências - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2023)

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Em uma aula prática, o professor de biologia colocou três amostras em diferentes microscópios para a observação dos alunos, após uma aula sobre células. No primeiro microscópio, com uma amostra proveniente de uma lagoa, um aluno descreveu que viu as células se mexendo muito rápido, como se tivessem pequenos fios de cabelos ao redor dela impulsionando o movimento. No segundo microscópio, outro aluno destacou a presença de uma estrutura redonda e verde no interior da célula. No terceiro microscópio, outro aluno relatou que viu apenas uma estrutura no interior da célula, que ele denominou de núcleo.


Após as observações, os alunos chegaram à conclusão que o professor expôs três diferentes materiais no microscópio, sendo eles: 

  • A 1 – bactéria, 2 – alga e 3 – cianobactéria.
  • B 1 – alga, 2 – levedura e 3 – bactéria.
  • C 1 – protozoário, 2 – corte de uma folha e 3 – célula da mucosa humana.
  • D 1 – levedura, 2 – corte da batata e 3 – epiderme de folha.

O grupo das plantas apresenta grande diversidade, desde exemplares pequenos, que podem ser melhor vistos com uso de uma lupa, até exemplares grandes, como as árvores. Pensando nisso, o professor planejou uma aula de campo com uso de lupa e pediu para os alunos observarem e desenharem as pequenas plantas que encontrassem no jardim da escola. Um dos desenhos, feito a partir de um exemplar encontrado num vaso de orquídea, pode ser observado na imagem a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: http://segundocientista.blogspot.com/2016/. Acesso em: 18 out. 2022 (adaptado).


O professor realizou uma discussão em sala utilizando todos os desenhos feitos pelos alunos. A turma chegou à conclusão de que o desenho da imagem se trata de uma

  • A angiosperma, pois apresenta um fruto no ápice.
  • B briófita, pois apresenta esporófito com esporos.
  • C pteridófita, pois é a folha de uma samambaia com seus esporos.
  • D gimnosperma, pois é a estrutura reprodutiva da orquídea.

O professor aproveitou a ideia do passeio pelo jardim da escola para conversar com os alunos sobre as relações ecológicas encontradas. Uma das relações que chamou muita atenção dos alunos foi a presença de orquídeas nas árvores.


O professor explicou que orquídeas e árvores apresentam uma relação ecológica porque

  • A as orquídeas retiram das árvores a matéria orgânica para a sobrevivência, caracterizando uma relação de parasitismo.
  • B as árvores precisam das orquídeas para sobreviver, uma vez que estas ajudam na absorção de água pelas raízes aéreas, caracterizando uma relação de comensalismo.
  • C as orquídeas utilizam as árvores como abrigo e produzem seu próprio alimento, o que caracteriza relação de inquilinismo.
  • D as árvores se aproveitam da presença das orquídeas para retirar delas a matéria orgânica que produzem, e as orquídeas retiram água das árvores, caracterizando o mutualismo.

Dengue avança em Minas


A pandemia de Covid-19 não acabou e Minas Gerais vive uma alta nos casos de dengue. Até o dia 22 de março, foram registrados 13.143 casos prováveis da doença no estado, sendo que 5.112 infecções e uma morte já foram confirmadas. Além disso, sete óbitos estão em investigação. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A alta de casos pode ser explicada pelas condições ambientais, que são fatores determinantes para proliferação do vetor infectado.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ gerais/2022/03/25/interna_gerais,1355296/dengue-avanca-emminas.shtml. Acesso em: 8 abr. 2022 (adaptado).


As condições ambientais são fatores determinantes para proliferação do vetor infectado porque 

  • A o período chuvoso seguido da onda de calor no estado de Minas Gerais pode ter contribuído para o cenário epidêmico, uma vez que o mosquito transmissor se prolifera na água.
  • B o vetor, que é um mosquito, utiliza a água como moradia, contaminando, assim, a água potável com o vírus, presente em sua saliva.
  • C o percevejo, que é o vetor da doença, se reproduz na água. Assim, quanto mais água disponível em diversos locais abandonados, maior a oportunidade do vetor se reproduzir.
  • D a onda de calor que atingiu Minas Gerais em março aumentou a proliferação do percevejo, transmissor do vírus causador da doença, pois o vetor se reproduz acima de 37 °C.

Um aluno levou para a aula a seguinte reportagem, que o deixou preocupado: “Queda sem precedentes em doações de sangue coloca bancos em alerta no Brasil e no mundo”. A baixa está relacionada principalmente aos feriados prolongados e ao período de férias de janeiro deste ano.


O aluno pediu ao professor que explicasse como ele poderia doar sangue para ajudar a reabastecer o banco de sangue e para quem o sangue dele iria. Na aula, o professor explicou que, para doar sangue, era necessário ter mais de 16 anos, mais de 50 quilos e disse que discutiria sobre o assunto na próxima aula.

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/ brasil-60147860. Acesso em: 9 abr. 2022 (adaptado).


Diante do exposto, qual conteúdo poderia ser abordado pelo professor na próxima aula? 

  • A O professor poderia abordar sobre os leucócitos, destacando os tipos sanguíneos, que são baseados na quantidade de macrófagos e neutrófilos do sangue.
  • B O professor poderia abordar sobre as plaquetas, destacando que essas células são doadas para quem apresenta caso grave de anemia por falta de ferro.
  • C O professor poderia abordar sobre os eritrócitos e explicar que esse tipo celular é doado para quem apresenta dificuldade de coagulação sanguínea.
  • D O professor poderia abordar sobre as hemácias e explicar sobre os tipos sanguíneos, destacando que o tipo O negativo pode ser doado para todas as pessoas.