Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista - Professor - Ensino Infantil - OMNI Concurso Públicos (2021)

Limpar Busca
As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo educativo. Na atualidade há dois conceitos que são especialmente poderosos para a aprendizagem: 
  • A aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.
  • B aprendizagem ativa e aprendizagem presencial.
  • C aprendizagem híbrida e aprendizagem tecnológica.
  • D aprendizagem integral e aprendizagem tecnológica.
Dentre as afirmativas a seguir qual NÃO está de acordo com Rui Fava em relação ao docente da era 3.0?
  • A Os estudantes demandarão um ambiente de aprendizado mais envolvente, mais motivador, a ponto de os educadores terem de finalmente afastar, banir, proscrever o sofrimento, o tédio, o enfado associado à educação.
  • B Para poucos educadores, os objetivos do ensino rigoroso e da diversão são incompatíveis e mutuamente excludentes.
  • C Com a transformação do ensino, certamente o papel do professor se altera radicalmente, caindo o mito do professor carismático, bem-humorado, falante, extrovertido, que deve formar seguidores.
  • D Certamente, os docentes têm muito a aprender com os designers de games.
De acordo com a sala de aula invertida relacione os tópicos que correspondem com as colunas seguintes.
I-A inversão fala a língua dos estudantes de hoje. II-A inversão ajuda os estudantes ocupados. III-A inversão ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades. IV-A inversão cria condições para que os alunos pausem e rebobinem o professor.
( )Nossos alunos apreciam a flexibilidade da sala de aula invertida. Como o conteúdo em si é transmitido por meio de vídeos on-line, eles podem optar por acelerar o próprio ritmo e avançar o programa
(   ) Quando invertemos a sala de aula, transferimos o controle remoto para alunos.
( )Quando começamos o processo de inversão, ficamos surpresos com a espontaneidade com que a mudança é recebida pelos alunos. Depois de duas semanas de vídeos, eles imergem no novo método de aprendizagem e o fator-espanto desaparecem. Esses alunos compreendem com naturalidade a aprendizagem digital.
(  ) Quando lecionamos da maneira tradicional, os alunos que recebem a maior parte de nossa atenção são os melhores e os mais brilhantes — aqueles que levantam a mão primeiro e fazem ótimas perguntas. Nesse contexto, o resto dos estudantes ouve passivamente nossa conversa com os colegas mais inquisitivos.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  • A II, IV, III e I
  • B II, IV, I e III
  • C IV, II, III e I
  • D IV, II, I e III
Considerando os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento na educação das crianças de 0 a 3 anos, assinale a alternativa que NÃO condiz com esta faixa etária.
  • A Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
  • B Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos
  • C Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
  • D Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
As crianças brincam sozinhas ou em grupos em qualquer lugar, inclusive na creche. Uma educação de qualidade deve ofertar tempos para brincadeiras individuais e grupais. Assinale a alternativa que corresponde a uma brincadeira que pode ser feita de forma individual.
  • A Esconde – esconde.
  • B Amarelinha.
  • C Cesto do tesouro.
  • D Pique.