Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Patos - Fiscal Ambiental - EDUCA (2018)

Limpar Busca

A finalidade do gênero textual apresentado é

  • A Conscientizar as pessoas sobre a importância da ação dos bombeiros para salvar o acervo do Museu Nacional.
  • B Comover os internautas, apresentando detalhes da operação realizada pelo Corpo de Bombeiros, conforme relato do soldado Rafael Luz.
  • C Informar sobre o combate ao incêndio do Museu Nacional, segundo a visão de um bombeiro.
  • D Convencer o leitor a valorizar a riqueza do patrimônio histórico que havia no Museu Nacional.
  • E Confirmar a extensão da destruição do acervo do Museu Nacional causada pelo incêndio.

De acordo com o texto, julgue os itens como verdadeiro (V) ou falso (F).
I. O bombeiro Rafael Luz queimou as mãos quando resgatou Luzia, o mais antigo fóssil humano já achado nas Américas, com cerca de 11.500 anos. II. A dor intensa resultante das queimaduras provocadas por um ferro incandescente fez o bombeiro Rafael chorar ao saí da sala onde estava Luzia. III. O trabalho dos bombeiros para salvar o acervo de valor inestimável que estava sendo consumido pelo fogo foi ao encontro do lema da corporação. IV. De acordo com a vice-diretora do Museu Nacional, aproximadamente 10% do acervo foi recuperado pelos bombeiros durante o incêndio. V. A ação exaustiva para salvar objetos do incêndio foi realizado, exclusivamente, por homens e mulheres integrantes do Corpo de Bombeiros.
A sequência CORRETA é:

  • A F, V, V, V, F.
  • B V, F, F, V, V.
  • C V, F, V, F, F.
  • D F, F, V, V, V.
  • E F, F, V, F, F.

Em “... o soldado Rafael Luz, lotado no Quartel de Copacabana, na Zona Sul, conta que estava de folga, mas, mesmo assim, decidiu ir ajudar.”, os termos destacados estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de

  • A Conclusão e contraste.
  • B Concessão e consequência.
  • C Causalidade e oposição.
  • D Oposição e concessão.
  • E Contraste e conclusão.

Em “... os companheiros de farda fizeram o possível para combater as chamas que lamberam a edificação.”, o destaque evidencia a figura de linguagem:

  • A Metonímia.
  • B Prosopopeia ou personificação.
  • C Catacrese.
  • D Antítese.
  • E Eufemismo.

“... Rafael garante que ele e os companheiros de farda fizeram o possível para combater as chamas que lamberam a edificação.”
As palavras destacadas “que” e “que” são, respectivamente:

  • A Pronome relativo e conjunção coordenativa explicativa.
  • B Pronome relativo e partícula expletiva ou de realce.
  • C Conjunção subordinativa integrante e pronome relativo.
  • D Conjunção coordenativa adversativa e pronome relativo.
  • E Conjunção subordinativa causal e pronome adjetivo.