Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Salvador - Professor - História - CESGRANRIO (2010)

Limpar Busca

Um gestor educacional de uma escola pública municipal quer propor modificações no currículo de sua escola. Para tal, deve necessariamente levar em conta os seguintes documentos legislativos:

  • A Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios; Propostas Curriculares Internacionais e Projeto Educativo da Escola.
  • B Propostas Curriculares Internacionais; Parâmetros Curriculares Nacionais; Projeto Educativo da Escola e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula.
  • C Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios; Projetos Educativos das Escolas e Programas de Atividades de Ensino-Aprendizagem nas Salas de Aula.
  • D Estatuto da Criança e do Adolescente; Parâmetros Curriculares Nacionais; Propostas Curriculares dos Estados e Municípios e Projetos Educativos das Escolas.
  • E Projetos Educativos das Escolas; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a atuação com as crianças deve promover articulações entre os seus universos e o patrimônio cultural socialmente reconhecido. A partir dessa fundamentação legal, o currículo na Educação Infantil deve levar em conta, principalmente,

  • A as fases psicogenéticas do desenvolvimento infantil e as condições sociais concretas da escola.
  • B os saberes infantis em diálogo com aqueles valorizados na sociedade.
  • C as brincadeiras a serem desenvolvidas socialmente no espaço escolar.
  • D a infraestrutura e a cultura da identidade escolar onde se desenvolve socialmente.
  • E a capacidade intelectual, afetiva e social das crianças.

O conjunto de princípios para explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem. Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria

  • A sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a ajuda de pessoas mais experientes.
  • B sociocultural tem como base a ideia de que a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos sujeitos aprendentes.
  • C comportamentalista tem como base a ideia de que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas psicogenéticas dos sujeitos.
  • D genética tem como base a ideia de que a aprendiza- gem ocorre principalmente a partir das relações sociais e culturais dos sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.
  • E genética tem como base a ideia de que a aprendizagem ocorre principalmente a partir de processos ambientais e dos estímulos que ali se façam presentes.

As definições de currículo estão marcadas pelas diferentes teorias que se propõem a tomá-lo como objeto de estudos. Em abordagens relacionadas às teorizações críticas, o currículo deve ser visto como processo

  • A de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente medidos.
  • B de agrupamento de conteúdos, habilidades e disposições em matrizes de referência para o desenvolvimento pedagógico.
  • C de organização pedagógica de conteúdos e metodologias de ensino para o desenvolvimento educacional.
  • D de agrupamento de objetivos educacionais e de metodologias para a sua consecução.
  • E discursivo de construção e seleção cultural para a emancipação social.

A avaliação da aprendizagem é etapa relevante no processo educacional. Nesse sentido, em uma perspectiva crítico-emancipatória, o processo avaliativo deve proceder à(ao)

  • A classificação dos sujeitos a partir de seus desempenhos, indicando os que serão retidos e os que serão aprovados.
  • B divisão dos sujeitos avaliados em bem-sucedidos e malsucedidos para previsão do tipo de inserção social futura.
  • C troca de ideias entre avaliadores e sujeitos avaliados, que conduza a uma abstenção em emitir juízo de valor ou qualquer tomada de decisão.
  • D julgamento de valor do desempenho para tomada de decisões, a partir de critérios claros e instrumentos diversificados.
  • E registro do desempenho dos sujeitos, mantendo tal registro reservadamente em poder da equipe pedagógica.