Entrar
Provas
Simulados
Jurisprudência
Resumos
Discursivas
Objetivas
×
Disciplinas
Cargos
Instituições
Planos
Contato
×
Provas
Simulados
Jurisprudência
Resumos
Discursivas
Objetivas
Provas
Simulados
Resumos
Questões
Disciplinas
Instituições
Cargos
Bancas Organizadoras
Planos
Contato
Modo Noturno
Modo Normal
Sites
Concursos Públicos
OAB
ENEM & Vestibulares
Carreiras Militares
Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador Jurídico - CEPERJ (2015)
Filtros
Banca
Cargo
Ano
Disciplina
Assuntos
Modalidade
opções
Não exibir resolvidas
Utilizar Metodologia QE
Não exibir anuladas
Não exibir desatualizadas
Buscar Questões
Limpar Busca
Português
Interpretação de Textos
|
Tipologia Textual e Tipos de Discurso: direto, indireto e indireto livre.
|
Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética.
|
Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador - CEPERJ (2015)
Mostrar Texto Associado
Todos os elementos a seguir caracterizam o gênero textual reportagem,
exceto
:
A
citação de especialistas
B
apresentação de dados
C
recusa de estrangeirismos
D
emprego da terceira pessoa
E
predomínio da função referencial
Português
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador - CEPERJ (2015)
Mostrar Texto Associado
A maior complexidade a que a autora se refere no primeiro parágrafo se deve a:
A
incapacidade dos pais de estabelecerem limites razoáveis
B
formulação de orientações inadequadas pelos especialistas
C
falta de consenso entre os pesquisadores citados na reportagem
D
desenvolvimento de estratégias de resistência por parte das crianças
E
presença incontornável dos dispositivos tecnológicos no cotidiano atual
Português
Interpretação de Textos
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Figuras de Linguagem
|
Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador - CEPERJ (2015)
Mostrar Texto Associado
A opinião relatada no terceiro parágrafo será reforçada na sequência. O par de palavras que melhor sintetiza essa opinião é:
A
“dinâmico”/ “tempo”
B
“remédio”/ “veneno”
C
“malefícios”/ “intrínsecos”
D
“engajamento”/ “imersão”
E
“apropriação”/ “aprendizagem”
Português
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.
|
Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador - CEPERJ (2015)
Mostrar Texto Associado
No quinto parágrafo, a expressão “pelo menos” introduz a seguinte ideia:
A
os diferentes dispositivos são igualmente prejudiciais à saúde
B
os aparelhos de tevê possuem efeitos mais fáceis de controlar
C
as novas tecnologias tornam as crianças muito desobedientes aos pais
D
as respostas recebidas nas redes sociais não são facilmente identificadas
E
os aparelhos eletrônicos possuem interatividade superior à oferecida pela tevê
Português
Interpretação de Textos
|
Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto
|
Prefeitura Municipal de Saquarema - Procurador - CEPERJ (2015)
Mostrar Texto Associado
Em relação à escola, aponta-se como negativo o uso da tecnologia como:
A
fonte de informações novas
B
dispositivo dinâmico de interação
C
publicidade para atrair mais clientes
D
material escolar para consulta eventual
E
recurso em alternância com outros instrumentos