Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Tangará - Professor - Educação Física - Aprender.com (2019)

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No voleibol substituições trocando titulares por reservas são comuns, tendo em vista a exigência física e até mesmo estratégias na partida, sobre o recurso da substituição é incorreto afirmar que:

  • A São usadas plaquetas numeradas de acordo com o número da camiseta dos jogadores envolvidos para facilitar a substituição.
  • B A substituição ocorre dentro da zona de substituição, situada ao fundo da quadra de cada equipe.
  • C A substituição ocorre dentro da zona de substituição, centralizada a quadra cada equipe do seu lado.
  • D O libero pode entrar e sair quando vezes for necessário substituindo qualquer jogador da zona defensiva.

O handebol é um esporte completamente dinâmico, exigindo dos jogadores ótima condição física e exigindo das equipes um elenco qualificado e peças para as substituições. Sobre as substituições no handebol, podemos afirmar que:

  • A Podem ocorrer a todos os instantes e várias vezes, sem que se faça necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida e ocorre na área de substituições.
  • B Podem ocorrer a todos os instantes, porém existe um número máximo de substituições, sem que se faça necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida e ocorre na área de substituições.
  • C Podem ocorrer a todos os instantes e várias vezes, sendo necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida e ocorre na área de substituições.
  • D Podem ocorrer a todos os instantes, porém existe um número máximo de substituições, é necessário comunicar ou pedir permissão ao secretário/cronometrista da partida e ocorre em qualquer parte da quadra.

Dentre os motivos para se trabalhar jogos cooperativos na escola temos:

  • A Estimular a competição entre os participantes. Porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum.
  • B Estimular a competição entre equipes. Porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, mas sim fazer com que todos trabalhem em equipe independente de ganhar ou perder.
  • C Aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las para a conquista da vitória Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação.
  • D Aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade e comunicação.

Na educação física quanto mais novos os alunos, maior a importância das aulas / atividades lúdicas, pois assim facilitam manter o interesse e atenção dos alunos. Essa atratividade do lúdico se dá devido a atividade lúdica ser:

  • A De grande volume dos gestos esportivos como fundamentos e habilidades especificas das modalidades, gerando assim maior aperfeiçoamento e maestria das modalidades.
  • B Para os alunos ficarem livres na aula podendo fazer qualquer atividade ou esporte.
  • C A aprendizagem de uma forma divertida, ações que dão prazer, sem necessidade de competição entre os participantes, normas ou regras; sendo preciso apenas que tenha motivação para que os objetivos sejam atingidos.
  • D Movimentos de forma ordenada e comandada pelo professor, onde todos alunos realizam a mesma sequência de movimentos.

No voleibol existe uma linha próxima à rede, essa linha é conhecida como a linha dos 3 metros e sobre ela é correto afirmar que:

  • A Os jogadores que estão no fundo podem atacar, isto é, golpear a bola quando ela está acima da altura da rede, somente se estiverem atrás desta linha ou se pularem sobre ela.
  • B Os jogadores que estão no fundo podem atacar, isto é, golpear a bola somente abaixo da altura da rede e se estiverem atrás desta linha ou se pularem sobre ela.
  • C Os jogadores de ataque só podem atacar, isto é, golpear a bola somente abaixo da altura da rede e se estiverem atrás desta linha ou se pularem sobre ela.
  • D Os jogadores de ataque só podem atacar, isto é, golpear a bola quando ela está acima da altura da rede, somente se estiverem atrás desta linha ou se pularem sobre ela.