Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Tunápolis - Professor - Educação Infantil - AMEOSC (2022)

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Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.
Nesse contexto, julgue as afirmativas que segue:
I.Para Vygotsky, a interação (principalmente a realizada entre indivíduos face a face) tem uma função central no processo de internalização. O caminho do objeto até a criança e desta até o objeto passa por outra pessoa. Por isso, o conceito de aprendizagem mediada confere um papel privilegiado ao professor.
II.É evidente que não se adquire conhecimentos apenas com os educadores: na perspectiva da teoria sociocultural desenvolvida por Vygotsky, a aprendizagem é uma atividade conjunta, em que relações colaborativas entre alunos podem e devem ter espaço.
III.O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I, II e III.

Segundo Dermeval Saviani, a Pedagogia da Libertação situa-se naquela modalidade "centrada no saber do povo e na autonomia de suas organizações", preconizando "uma educação autônoma e, até certo ponto, à margem da estrutura escolar; e, quando dirigida às escolas propriamente ditas, busca transformá-las em espaços de expressão das ideias populares e de exercício da autonomia popular".
Fonte: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/47177/25792
Diferentemente, a Pedagogia Histórico-Crítica se pauta pela:

  • A "Institucionalização da educação popular, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento sistematizado".
  • B "Sistematização da educação escolar, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento popular".
  • C "Crítica à educação escolar, valorizando o conhecimento das camadas populares e sistematizando os conhecimentos produzido por elas".
  • D "Centralidade da educação escolar, valorizando o acesso das camadas populares ao conhecimento sistematizado".

Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 30 anos do que o da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que se tinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/338/emilia-ferreiro-estudiosa-que -revolucionou-alfabetizacao?gclid=CjwKCAjw-L-ZBhB4EiwA76YzOavfC7J93 BsPtFEOslGzsnpltMNHJELuYXkZzu2U--KX1OREAZyUsBoCkokQAvD_BwE

Acerca dessa temática é CORRETO afirmar que:

  • A Segundo Emilia Ferreiro, a alfabetização também é uma forma de se apropriar das funções sociais da escrita. De acordo com suas conclusões, desempenhos díspares apresentados por crianças de classes sociais diferentes na alfabetização não revelam capacidades desiguais, mas o acesso maior ou menor a textos lidos e escritos desde os primeiros anos de vida.
  • B O princípio de que o processo de conhecimento por parte da criança não deve ser gradual corresponde aos mecanismos deduzidos por Piaget, segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo.
  • C As obras de Emilia - Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante - pois além de apresentar um método pedagógico, revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita.
  • D Para o construtivismo, nada mais revelador do funcionamento da mente de um aluno do que seus supostos erros, porque evidenciam como ele "releu" o conteúdo aprendido. O que as crianças aprendem coincide com aquilo que lhes foi ensinado.

A Abordagem Pikler visa estimular o desenvolvimento infantil por meio de atividades que incentivam a independência do bebê a partir do movimento livre e autônomo; baseia-se nos cuidados, no vínculo afetivo e na construção da autonomia.
Ela é um conjunto de ideias voltadas para a educação de bebês de até:

  • A Quatro anos de idade.
  • B Um ano de idade.
  • C Dois anos de idade.
  • D Três anos de idade.

Segundo a Lei nº 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente, o poder público, através do órgão competente, regulará as diversões e espetáculos públicos, informando sobre a natureza deles, as faixas etárias a que não se recomendem, locais e horários em que sua apresentação se mostre inadequada.
Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que:

  • A Os responsáveis por estabelecimentos que explorem comercialmente bilhar, sinuca ou congênere ou por casas de jogos, assim entendidas as que realizem apostas, ainda que eventualmente, cuidarão para que não seja permitida a entrada e a permanência de crianças e adolescentes no local, afixando aviso para orientação do público.
  • B As emissoras de rádio e televisão somente exibirão, no horário recomendado para o público infanto juvenil, programas com finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas. Nenhum espetáculo será apresentado ou anunciado sem aviso de sua classificação, antes de sua transmissão, apresentação ou exibição.
  • C As revistas e publicações destinadas ao público infanto-juvenil poderão conter ilustrações, fotografias, legendas, crônicas ou anúncios de bebidas alcoólicas, tabaco, armas e munições, e deverão respeitar os valores éticos e sociais da pessoa e da família, desde que contenham a correta indicação da faixa etária.
  • D Toda criança ou adolescente terá acesso às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária. As crianças menores de dez anos somente poderão ingressar e permanecer nos locais de apresentação ou exibição quando acompanhadas dos pais ou responsável.