Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Apiacá - Técnico Administrativo - IDECAN (2016)

Limpar Busca
O psicólogo Javier Jiménez, especialista em medição psicológica que trabalhou para a universidade de Cambridge, explica que a principal função dessa reclamação é o reconhecimento social e um pedido de apoio.” (6º§) O trecho sublinhado trata-se de:
  • A Aposto.
  • B Vocativo.
  • C Objeto direto.
  • D Complemento nominal.
Logo no início do texto a autora faz uso de várias perguntas: “Mas, será que reclamamos mais do que antes com as redes sociais? A frieza do meio estimula o protesto e a crítica? Por que o ser humano usa a internet como um microfone inclusive para propagar mensagens destrutivas?” (2º§). Sobre esta estratégia, analise as afirmativas a seguir.
I. As perguntas delimitam os objetivos do texto para o leitor. II. As perguntas têm a finalidade de atrair mais leitores para a leitura do texto. III. As perguntas representam as dúvidas mais frequentes que o público tem sobre o assunto.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativas(s)
  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
Analise o significado das palavras sublinhadas e, de acordo com o contexto empregado, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A “... para tirar o que temos dentro de nós e sentir que não somos coibidos.” (5º§) / intimidados.
  • B “... a empresa implementou diversos mecanismos para dissuadir e denunciar comportamentos agressivos na rede social.” (14º§) / persuadir.
  • C Inerente ao ser humano, o ato de reclamar encontrou no imediatismo e na simplicidade das redes sociais um novo lar,...” (1º§) / inseparável.
  • D “Ferri enfatizou como qualidades do Twitter o imediatismo, a concisão (as mensagens se limitam a 140 caracteres) e a simplicidade de uso.” (13º§) / clareza.
Quanto à função sintática dos trechos sublinhados a seguir, assinale a alternativa cujo trecho se DIFERE dos demais.
  • A “Se você observa um pensamento no Twitter,...” (14º§)
  • B A falta de contexto, para Ferri, dificulta a empatia e faz com que a comunicação seja muito mais agressiva e ofensiva.” (11º§)
  • CNos últimos meses, a empresa implementou diversos mecanismos para dissuadir e denunciar comportamentos agressivos na rede social.” (14º§)
  • DMuitas vezes, a crítica fácil, a desqualificação e a reclamação são movidas pelo que Mosterín denomina de ‘um concurso de popularidade’.” (9º§)
Segundo o texto, assinale a alternativa INCORRETA
  • A O ato de reclamar está na essência do ser humano.
  • B Em algumas pessoas, o número de seguidores funciona como um estímulo para realizarem críticas nas redes sociais.
  • C O ato de se expressar ou se queixar nas redes sociais, não garante que conhecemos a realidade dos autores desta ação.
  • D Nas redes sociais, aquele que critica, desqualifica e reclama geralmente tem poucos seguidores e uma baixa popularidade.