Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Arujá - Chefe de Seção - VUNESP (2019)

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De acordo com a norma-padrão, a lacuna do segundo quadrinho deve ser preenchida com:

  • A destroçar-no
  • B lhe destroçar
  • C destroçar ele
  • D destroçá-lo
  • E destroçar-lhe

É correto concluir que as informações verbais e não verbais do último quadrinho

  • A ratificam o discurso da personagem sobre destroçar o lápis.
  • B divergem daquilo que a personagem afirmara anteriormente.
  • C demonstram uma forma de estudo enaltecida pela personagem.
  • D contradizem a ideia de que a personagem esteja estudando desenho.
  • E expõem algo que a personagem já anunciara nos primeiros quadrinhos.

Ao analisar os resultados e as metas de alfabetização para as crianças paulistanas, o editorial enfatiza que

  • A estipular metas para o aprendizado pode ser salutar para o progresso dos alunos, ainda que a maioria deles não consiga atingir o mínimo satisfatório.
  • B exigir dos alunos pode ter um reflexo positivo em seu aprendizado, uma vez que se cria motivação para todos os envolvidos no processo educacional.
  • C trabalhar com metas ambiciosas na educação pode trazer problemas irreversíveis para o aprendizado da maioria dos alunos, que ficam desmotivados.
  • D desafiar os alunos constantemente no início de sua escolarização tem criado condições para que estudem motivados por todo o ensino fundamental.
  • E estabelecer metas incompatíveis com o progresso de aprendizado dos alunos é uma estratégia de estatística que não representa a realidade da escola.

A expressão “Uma ousadia”, que inicia o segundo parágrafo do texto, refere-se

  • A à meta de alfabetização da Base Nacional ser atingida por São Paulo já em 2018.
  • B ao fato de 92% dos alunos paulistanos saberem ler e escrever ao final do segundo ano.
  • C à meta de alfabetizar as crianças até o segundo ano, estipulada pela Base Nacional.
  • D ao fato de o governo paulistano conseguir alfabetizar seus alunos até o terceiro ano.
  • E à meta de 85% de alfabetização no primeiro ano, estipulada pela prefeitura paulistana.

Os dados estatísticos apresentados no editorial revelam que há

  • A um mesmo padrão de aprendizado nas duas etapas do ensino fundamental.
  • B correção, na fase 2 do ensino fundamental, de distorções deixadas na primeira fase.
  • C um declínio no aprendizado, conforme os alunos avançam no ensino fundamental.
  • D avanço significativo dos alunos, em matemática, ao final do ensino fundamental.
  • E uma estabilização do aprendizado como um todo, ao final do ensino fundamental.