Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Buritizal - Professor - Geografia - VUNESP (2018)

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Sobre os mapas temáticos, é correto afirmar que

  • A devem ser entendidos como materiais auxiliares dos mapas topográficos, pois só contêm uma parcela específica das informações da realidade.
  • B podem ser construídos levando-se em conta vários métodos, cada um apropriado às formas de manifestação dos fenômenos considerados em cada tema.
  • C são aqueles voltados para a síntese de informações da superfície terrestre, informando, necessariamente, elementos do terreno, como pontos cotados.
  • D não necessitam, como os topográficos, seguir as convenções cartográficas, pois cabe ao mapeador consciente decidir quais elementos vai privilegiar na representação.
  • E objetivam representar, de modo mais próximo à realidade, objetos de pequenas dimensões, como bairros, aldeias ou pequenas extensões de vegetação.

Com relação à escala, sabe-se que, nas representações cartográficas,

  • A a generalização tende a aumentar à medida que a escala diminui.
  • B escalas grandes são utilizadas para representar grandes extensões.
  • C os detalhes do objeto representado aumentam à medida que a escala diminui.
  • D escalas pequenas são utilizadas, preferencialmente, em plantas urbanas.
  • E a escala do mapa aumenta proporcionalmente à área representada.

Para que a criança consiga ser capaz de ler e elaborar mapas, é fundamental que ela desenvolva algumas capacidades como

  • A o desenho abstrato, a estética artística e a percepção prospectiva.
  • B a representação simbólica, as relações espaciais e a reversibilidade.
  • C o cálculo de distâncias e o desenho de objetos em escala proporcional.
  • D o pensamento crítico, o empirismo dedutivo e a capacidade de síntese.
  • E o raciocínio indutivo, o pensamento matemático e o desenho livre.

Nas relações espaciais projetivas (em cima, embaixo, em frente, atrás, esquerda, direita), as crianças localizam objetos ou pessoas de acordo com o ponto de vista delas ou referenciais adotados. Nessa fase, as crianças conseguem assimilar a noção de

  • A escala numérica, compreendendo a razão na relação entre os números.
  • B coordenadas geográficas, como uma rede de linhas imaginárias.
  • C orientação, entendendo as direções cardeais na rosa dos ventos.
  • D corocromatismo, relacionando cores aos fenômenos representados.
  • E semiologia gráfica, utilizando-se de símbolos para representar fenômenos.

Com base nos estudos de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo, a gênese do conhecimento em relação às noções de posição em relação a um objeto, direita e esquerda, tem como ponto de partida o próprio corpo da criança e, dessa maneira, ela constrói as noções de

  • A generalização e síntese.
  • B escala gráfica e numérica.
  • C legenda e orientação.
  • D lateralidade e localização.
  • E reversibilidade e redutibilidade.