Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Cascavel - Professor - UNIOESTE (2022)

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Assinale a alternativa CORRETA, considerando o conteúdo do texto.

  • A Escrita e oralidade mantêm uma relação de complementariedade obrigatória e estão intrinsicamente relacionadas à cultura, o que permite concluir que comunidades ágrafas podem ser consideradas sociedades sem cultura.
  • B ‘Alfabetização’ e ‘letramento’ são apresentados no texto como substantivos sinônimos, uma vez que ambos os conceitos envolvem questões relativas à aquisição da escrita e ao uso desta em situações reais de interação.
  • C Na história do desenvolvimento humano, há uma estreita ligação entre as relações de trabalho e o desenvolvimento da linguagem oral, motivada pela necessidade de se estabelecer comunicação e interação com o outro.
  • D Segundo Leontiev (1978), as necessidades oriundas do trabalho representam o único fator que levou ao surgimento e ao desenvolvimento da linguagem, já que o trabalho está presente em diferentes esferas de interação humana.
  • E Ao considerar a intrínseca relação entre trabalho e linguagem, o Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel defende que o ensino de Língua Portuguesa deve ter como objetivo primordial preparar o cidadão para atuar competentemente no mercado de trabalho.

Assinale a alternativa cujo conteúdo NÃO figuraria na continuidade do debate posto acima, por ser incoerente em relação ao texto-base e/ou às perspectivas teóricas que embasam o Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel

  • A Ao abordar a interação verbal, compreende-se, em um primeiro plano, o caráter instrumental da linguagem, entendendo-se que a língua se constitui, fundamentalmente, como um instrumento individual de comunicação que está a serviço do homem em suas relações de trabalho.
  • B Dentro dessa abordagem, tem-se como centro organizador da linguagem a interação verbal, responsável por situar o sujeito como um ser social e historicamente constituído na relação que estabelece com o(s) outro(s).
  • C No componente curricular Língua Portuguesa/Alfabetização, concebe-se a linguagem como interacionista e dialógica, compreendendo-a como social, histórica e ideologicamente determinada pelas condições concretas em que se realiza, ou seja, nos processos de interação entre os sujeitos.
  • D A língua pressupõe um diálogo entre um eu e um outro, entre sujeitos que interagem por meio da linguagem em contextos socioideologicamente situados, o que aponta para a necessidade de o componente de Língua Portuguesa estar fundamentado em aspectos sociais da língua.
  • E Afirmar que a interação mediada pela linguagem ocorre em um contexto sócio-histórico implica reconhecer a linguagem como parte das forças produtivas desenvolvidas pelos seres humanos no processo de transformação da realidade.

Assinale a alternativa INCORRETA, considerando os elementos linguísticos do texto.

  • A O verbo “afirma” (1º e 5º parágrafo) e as expressões “De acordo com Leontiev (1978)” (3º parágrafo) e “Conforme preconizam os documentos oficiais” (4º parágrafo) estabelecem uma relação intertextual explícita, a qual contribui para a construção argumentativa do texto.
  • B O 1º período do 4º parágrafo apresenta uma afirmação cuja autoria é assumida pelo Currículo para rede pública municipal de ensino de Cascavel, a qual aponta a escola como uma importante agência de letramento.
  • C No 4º parágrafo, a exclusão dos verbos modais ‘poder’ e ‘precisar’ – seguida da devida conjugação dos verbos ‘oferecer’ e ‘ser’, respectivamente – implicaria em interpretação semântica diferente do que está proposto no texto.
  • D No 1º parágrafo, a exclusão das expressões “desvinculada da linguagem oral” e “Como qualquer fenômeno da cultura”, que estão isoladas da oração principal por vírgulas, não resultaria em prejuízo semântico no período em que ocorrem.
  • E No 1º parágrafo, o elemento conectivo ‘como’ – que, no primeiro caso, está integrado à expressão ‘assim como’ – não estabelece o mesmo sentido nas três ocorrências, sendo que a ideia de comparação só é observada nas duas primeiras ocorrências.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos elementos apresentados no 4º parágrafo.

  • A Os termos “bem”, “escola” e “alfabetização” são substantivos. O primeiro explicita uma avaliação do(s) produtor(es) do texto, já que qualifica positivamente a expressão “o acesso ao mundo letrado”.
  • B Os termos “precioso”, “letrado” e “oficiais” são adjetivos. Enquanto o primeiro explicita uma avaliação por parte do(s) produtor(es) do texto, os dois últimos têm função descritiva.
  • C As expressões “ao mundo letrado” e “do sistema de escrita alfabética” complementam dois substantivos: “acesso” e “domínio”, respectivamente.
  • D O verbo ‘preconizar’, que explicita o discurso de outrem, poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por ‘recomendar’, ‘alertar’ ou ‘denunciar’.
  • E A expressão “o que” tem função coesiva e retoma o que se disse na oração anterior, sendo “o” classificado como um pronome.

Considerando as definições abaixo, assinale a alternativa que apresenta uma análise integralmente CORRETA.
“Denomina-se regularidades biunívocas (relação um para um) ou diretas aquelas em que apenas um grafema representa determinado fonema e vice-versa, isto é, nos casos em que há representação com base em uma correspondência termo a termo.” (CASCAVEL, 2020, p. 367).
“Relações cruzadas: uma unidade sonora tem mais de uma representação gráfica possível. A unidade gráfica (letras) representa mais de uma unidade sonora (som/fonema).” (CASCAVEL, 2020, p. 367).

  • A Todas as consoantes das palavras ‘sapato’ e ‘batata’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [l] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, como exemplificam os diferentes fonemas representados por essa letra nas palavras ‘sal’ e ‘lata’.
  • B Todas as consoantes das palavras ‘bafo’ e ‘dedo’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] e o par [ch] podem representar um mesmo fonema, como em ‘xícara’ e ‘chave’, o que exemplifica uma relação cruzada.
  • C Todas as consoantes das palavras ‘pipoca’ e ‘pato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [m] exemplifica uma unidade com relações cruzadas, pois, além do fonema /m/, pode representar a nasalização de vogal, como em ‘bomba’.
  • D Apenas a primeira consoante das palavras ‘poça’ e ‘sapato’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [x] pode representar mais de um fonema, como em ‘táxi’, ‘xícara’ e ‘máximo’, o que exemplifica uma relação cruzada.
  • E Todas as consoantes das palavras ‘fato’ e ‘sino’ exemplificam regularidade biunívoca. A letra [r] pode representar mais de um fonema, como em ‘rato’ e ‘carro’, o que exemplifica uma relação cruzada.