Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos - Professor - Educação Básica - VUNESP (2018)

Limpar Busca

De acordo com o texto, entre os fatores que dificultam a prática da empatia está

  • A a rigidez dos conceitos aprendidos ao longo da vida.
  • B a incapacidade de mudança das redes cerebrais.
  • C a propensão ao distanciamento por falta de comunicação.
  • D a tendência a privilegiar os interesses particulares.
  • E o receio de que a solidariedade crie vínculos de dependência.

Assinale a alternativa que expressa ideia de empatia análoga à presente no trecho – ... é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

  • A ... aceitar e compreender os sentimentos e emoções das outras pessoas.
  • B ... uma ferramenta eficaz para uma vida melhor.
  • C ... todos queremos um mundo mais pacífico...
  • D ... agir com mais respeito, lealdade, transparência e generosidade.
  • E ... o brasileiro não está entre os povos mais empáticos do mundo.

É correto concluir que o resultado da pesquisa sobre empatia mencionada no último parágrafo do texto é

  • A desalentador para os países participantes.
  • B desestimulante para os pesquisadores.
  • C desafiador para a autora do texto.
  • D desastroso para os psicoterapeutas.
  • E desabonador para o brasileiro.

A passagem do texto em que se caracteriza emprego de palavra(s) em sentido figurado é:

  • A Mas por que algumas pessoas têm a capacidade de se colocar no lugar dos outros enquanto outras não?
  • B A falta de empatia pode ser ocasionada pela falta de carinho e atenção ao longo da vida.
  • C ... a empatia é um antídoto poderoso para esses tempos de individualismo...
  • D Essa conduta nos leva a agir com mais respeito...
  • E ... imaginando se teríamos a mesma atitude se estivéssemos na situação dele.

Na passagem – A empatia, caso você não saiba, é a capacidade de se colocar no lugar do outro –, o trecho destacado é um recurso da autora para

  • A interpelar o leitor, criticando a capacidade de entendimento dele.
  • B dirigir-se ao leitor, chamando a atenção deste para o que ela vai dizer.
  • C corrigir o leitor, instruindo-o acerca do assunto.
  • D desafiar o leitor, censurando a falta de informação dele.
  • E ofender o leitor, declarando que ele desconhece o assunto.