Questões da Prova da Prefeitura de Macapá - AP - Fisioterapeuta - FCC (2018)

Limpar Busca

No 2° parágrafo do texto, a “necessidade de abrir os olhos”, tão valorizada por Saramago, indica que ele

  • A considera insuficiente a visão já constituída das coisas, o que torna premente a busca da verdade nas facetas ocultas do real.
  • B recomenda a quem queira compreender o mundo a busca da verdade das coisas nas formas sob as quais elas se apresentam.
  • C aceita que a globalização da mentira se deve ao fato de que ela goza de mais prestígio em nossa época do que a busca da verdade.
  • D reluta em comungar com a tese daqueles que acreditam estar a verdade das coisas mais no que elas ocultam do que no que elas mostram.
  • E prefere investir mais na clareza do senso comum do que no esforço de desentranhar das coisas um significado mais complexo que nelas se oculta.

Ao avaliar a situação do cinema um século depois de seu nascimento, a autora julga que a arte cinematográfica

  • A acomodou-se em seu leito de glórias, vivendo sobretudo da contínua reexibição dos clássicos já consagrados pelo público.
  • B decaiu por conta da competição com outros veículos e formas de comunicação que lhe são superiores em técnica, velocidade e eficiência.
  • C resiste ainda à massificação comercial dos filmes apenas quando, aqui e ali, algum filme busca romper esse amplo processo degradante.
  • D vive agora da proeza única que é ao mesmo tempo manter alguma qualidade estética enquanto atende a interesses econômicos.
  • E sofre da falta de planejamento e de criação, embora ainda insista em romper os limites de uma arte inteiramente voltada para o entretenimento.

No 3° parágrafo do texto, o filósofo Voltaire e o poeta Ricardo Reis são citados de modo a

  • A apresentar duas posições complementares, no que diz respeito a atitudes a serem tomadas diante do espetáculo do mundo.
  • B valorizar sobremaneira a discrição dos poetas, notadamente mais consequente do que a dúvida dos filósofos.
  • C mostrar como antagônicas a desconfiança filosófica e o sábio prazer de quem se satisfaz com o mundo.
  • D contrastar a restrição do conhecimento que está na dúvida e a inteireza do saber que não teme a indolência.
  • E equiparar a vantagem que está no conformismo com o relativo sucesso de quem cultiva a dúvida como método.

A subordinação da arte cinematográfica às regras do mercado consumidor está claramente expressa no segmento:

  • A parecem ter a forma de um ciclo de vida (1º parágrafo)
  • B tais filmes serão mais que exceções (1º parágrafo)
  • C a finalidade de um grande filme é [...] ser uma proeza (2º parágrafo)
  • D anunciado como a arte do século XX (2º paragrafo)
  • E apelar de forma clamorosa para o seu público (2º parágrafo)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A envolvido pelo pulsar de seu tempo (1° parágrafo) = emerso das atribulações de sua época.
  • B facetas ocultas da verdade (2° parágrafo) = nuances simuladas do conhecimento.
  • C resgatar as omissões (2° parágrafo) = cumprir os desfalques.
  • D Iluminar e desentranhar o real (2° parágrafo) = Esclarecer e desvendar a realidade.
  • E autêntica barricada moral (3° parágrafo) = genuína acomodação da ética.