Questões da Prova da Prefeitura de Macapá - AP - Nutricionista - FCC (2018)

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Deve-se entender que a compreensão dialética exercitada permanentemente pelo crítico Antonio Candido consiste em estabelecer a

  • A primazia da imaginação artística sobre os fatos da realidade, que ela depura e sintetiza com fidelidade.
  • B maneira pela qual a arte projeta sua forma e seu conteúdo a partir da forma e do conteúdo dos fatos sociais.
  • C completa independência entre as instâncias da literatura e da sociedade, reconhecendo em cada uma o que há nela de intraduzível.
  • D forma pela qual a literatura e a sociedade se constituem de modo a manter sua independência sem perder os vínculos que mantêm entre si.
  • E dependência determinante entre ambas, de modo que em separado cada uma delas se torna incompreensível.

Ao avaliar a situação do cinema um século depois de seu nascimento, a autora julga que a arte cinematográfica

  • A acomodou-se em seu leito de glórias, vivendo sobretudo da contínua reexibição dos clássicos já consagrados pelo público.
  • B decaiu por conta da competição com outros veículos e formas de comunicação que lhe são superiores em técnica, velocidade e eficiência.
  • C resiste ainda à massificação comercial dos filmes apenas quando, aqui e ali, algum filme busca romper esse amplo processo degradante.
  • D vive agora da proeza única que é ao mesmo tempo manter alguma qualidade estética enquanto atende a interesses econômicos.
  • E sofre da falta de planejamento e de criação, embora ainda insista em romper os limites de uma arte inteiramente voltada para o entretenimento.

Como conjunto de obras de arte a literatura se caracteriza por essa liberdade extraordinária que transcende as nossas servidões.


Na frase acima, considerando-se o contexto,

  • A a força da literatura é equiparada com a força das paixões que nos assaltam e nos imobilizam.
  • B o fascínio da literatura se explica pelo fato de denunciar para nós mesmos o que nos acorrenta à realidade.
  • C denuncia-se a nossa incapacidade de responder à literatura quando não nos livramos do que nos aprisiona.
  • D afirma-se que o servilismo que caracteriza os homens acaba se tornando um empecilho para o desfrute da liberdade de criação.
  • E dispõe-se que a liberdade da literatura é de tal modo excepcional que nos leva além de nossas restritas dependências.

A subordinação da arte cinematográfica às regras do mercado consumidor está claramente expressa no segmento:

  • A parecem ter a forma de um ciclo de vida (1º parágrafo)
  • B tais filmes serão mais que exceções (1º parágrafo)
  • C a finalidade de um grande filme é [...] ser uma proeza (2º parágrafo)
  • D anunciado como a arte do século XX (2º paragrafo)
  • E apelar de forma clamorosa para o seu público (2º parágrafo)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A abertura para ambas as instâncias (1° parágrafo) = vinculação alternada com as modalidades.
  • B correspondência aos fatos históricos (2° parágrafo) = determinismo dos fenômenos sociais.
  • C procura ver em cada tendência (2° parágrafo) = busca divisar em cada orientação.
  • D na medida em que é um sistema de produtos (2° parágrafo) = à medida que sistematiza sua produção.
  • E de modo a apreender a realidade (2° parágrafo) = de tal sorte que se constitua com realismo.