Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Maceió - Técnico Administrativo - COPEVE-UFAL (2017)

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                                  Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A respeito das ações enumeradas no texto, verifica-se que

  • A somente três, das nove ações, classificam-se como verbos de ligação.
  • B somente três, das nove ações, classificam-se como verbos intransitivos.
  • C somente sete, das nove ações, assemelham-se quanto à transitividade verbal.
  • D somente oito, das nove ações, apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.
  • E as nove ações apresentam sintaticamente a mesma transitividade verbal.

Se, na educação básica, ____ homogeneidade de conteúdos básicos é uma condição essencial de equidade e de cidadania, na educação superior ____ insistência em um “modelo único” de universidade tem levado na prática ____ consolidação das desigualdades e ____ desqualificação da grande maioria dos estudantes e seus cursos, por contraste com um suposto padrão de "qualidade" que precisaria ser melhor explicitado e compreendido.
CORRÊA, S. B.; MASSON, M. A. C. Indivíduo, universidade e sociedade brasileira. Brasília: Educação Brasileira, 1995. p. 47
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A a / a / a / à
  • B a / à / à / à
  • C a / a / à / à
  • D à / à / a / a
  • E à / à / a / à
Entretanto Mart’nália Não vá agora, deixa eu melhorar Não fique triste, tudo vai passar
É só ciúme, doença que contraí porque te amo demais
Mas também é loucura, loucura tem cura, ciúme também
E paixão é o que me faz bem
Entretanto não vá
Não vá me abandonar
Você é o remédio
Que me tira do tédio, quando me faz amar
[...]
Disponível em : https://www.letras.mus.br/martalia/717507/> . Acesso em: 11 fev. 2017.

Os termos destacados expressam, respectivamente, relação semântica, adequada ao contexto, de
  • A contraste e causa.
  • B adição e adversidade.
  • C oposição e conclusão.
  • D acréscimo e sequência.
  • E concessão e conformidade.

[...]

Nada de exageros


Consumir dentro do limite das próprias economias é um bom exemplo para as crianças. “Endividar-se para consumir não está certo”, afirma a advogada Noemi Friske Momberger, autora do livro A publicidade dirigida a crianças e adolescentes, regulamentos e restrições. Isso vale tanto para as crianças como para os pais. É preciso dar exemplo. Não adianta inventar regras apenas para quem tem menos de 1 metro e meio. É preciso ajudar as crianças a entender o que cabe no orçamento familiar. “Explico para meus filhos que não podemos ter algumas coisas, mesmo que muitos na escola tenham três vezes mais”, diz a professora de Inglês Lucia Razeira, de 30 anos, mãe de Vitor, de 7, e Clara, de 10.

[...]


Disponível em:http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI58402-15228,00- EU+QUERO+EU+QUERO+EU+QUERO.html>.Acesso em: 07 fev. 2017.


Considerando as características predominantes, o gênero textual

  • A é seguramente uma reportagem em que se observam argumentos do autor.
  • B se enquadra no tipo narrativo, uma vez que há predomínio de sequências descritivas.
  • C foi totalmente explicitado no recorte apresentado, já que diz respeito a um artigo de opinião.
  • D é uma notícia, já que narra um fato verídico, com informações sobre a necessidade de se ensinar os limites do consumo.
  • E é delimitado pela esfera do campo opinativo, uma vez que defende o ponto de vista de que é preciso haver limites para o consumo, por meio de três argumentos básicos.

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Na gravura, o personagem brinca com a reforma ortográfica. Com relação ao emprego do hífen, assinale a alternativa correta quanto à grafia da palavra. 

  • A Ante-aurora.
  • B Superrevista.
  • C Semi-interno.
  • D Mal entendido.
  • E Recém casado.