Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Palhoça - Médico - IESES (2019)

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Leia o texto a seguir:
A gestão democrática é um grande desafio para a construção de uma escola em que todos os seus segmentos sejam contemplados, em especial os alunos, que em última análise são o sentido de toda escola. Considera-se também, aqui, que a democracia passou a ser, em tese, o escopo de toda a gestão dos órgãos públicos do país a partir da abertura democrática do Brasil na década de 1980. Na perspectiva da gestão democrática na educação, é imprescindível a participação da família, dos educandos, dos professores, dos funcionários e entidades representativas da comunidade onde as escolas se localizam. Somente com a participação efetiva destes segmentos é que as decisões podem refletir os anseios desta comunidade. A escola se constitui em um espaço de contradições, diferenças e encontros de grupos sociais com diferentes dinâmicas culturais, religiosas, familiares etc. Esses grupos deveriam articular-se, em aprendizagens coletivas, a partir dos princípios da convivência democrática, promovendo a cultura participativa. Contudo, salienta-se, essa cultura participativa não poderá ser imposta por diretrizes e regulamentos ou mesmo por gestores, pois perder-se-ia o princípio próprio da democracia. Ela deverá ser construída no debate, no conflito de ideais, na argumentação, em uma dinâmica construída pelos próprios membros que compõem a organização escolar.
(Texto adaptado de DA ROCHA, Jefferson Marçal; HAMMES, Lúcio Jorge. Gestão e democracia em uma escola pública. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v. 34, n. 2, p. 635-652, set. 2018. ISSN 2447-4193. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75273.)
I. O espaço escolar contém contradições, e é necessário que essas contradições sejam normatizadas e organizadas pelo grupo de gestão para que se tenha um bom resultado da participação de professores, alunos e funcionários nos debates. II. Uma gestão escolar democrática implica considerar todos os segmentos do espaço escolar, entre eles professores, alunos, funcionários e comunidade, em toda sua diversidade. III. A escola já é um espaço amplamente democrático, onde apenas falta uma gestão rígida e adequada para aperfeiçoá-lo. IV. A argumentação, o debate de ideias entre os diversos segmentos do espaço escolar, a saber, alunos, professores, funcionários e comunidade são essenciais para a construção de uma escola democrática, que atende à diversidade desse espaço.
De acordo com o texto acima:

  • A Apenas assertiva I está correta.
  • B Apenas assertivas I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas assertivas II e IV estão corretas.
  • D Apenas assertivas I, III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa que possui erros de flexão:

  • A Todas as sextas-feiras nos reunimos para dançar.
  • B Dizem que as bananas-pratas têm menor índice de calorias e mais potássio.
  • C Os esforços mostraram-se inúteis, apesar das tentativas da oficiala de resolver as questões mais complexas sobre o uso dos aparelhos pelos cidadãos.
  • D Girassóis, amores-perfeitos e sempre-vivas são as flores que mais me encantam!

Leia as três assertivas a seguir:
I. A menina tinha bochechas grandes e rosadas, e corria pelas ruas, feliz, com a mochila nas costas, em direção à escola. II. Sem nenhuma habilidade para os negócios, ele tinha um jeito assustadiço e sentava-se à mesa com os cotovelos enterrados e a cabeça baixa. III. Caminhando entre os origamis harmoniosamente colocados sobre as mesas, Mariano levava seu trabalho para a mesa de exposições.
Assinale a alternativa correta:

  • A I contém um erro de acentuação, enquanto II e III contém erros ortográficos.
  • B I e II contém erros de ortografia e II contém um erro de acentuação.
  • C I, II e III não contém erros de ortografia nem de acentuação.
  • D I, II e III contém erros de ortografia e acentuação.

Assinale a alternativa que completa as frases a seguir com a concordância correta:


I. ........................ Maria e alunos sobre as tarefas.

II. Nós, vocês e eles .............................juntos ao trabalho.

III. Ela trazia roupa e chapéu ...............................

IV. Senhor Promotor, Vossa Excelência está ............................

  • A Conversaram – foram – impecável – equivocada.
  • B Conversou – foram – impecável – equivocada.
  • C Conversou – fomos –impecáveis – equivocado.
  • D Conversaram – fomos – impecáveis – equivocada.

Leia o texto a seguir:
Aos poucos o dia vai-lhe (1) entrando pelo corpo. Ouve um ruído de folhas secas pisadas. Passos longínquos, miúdos e apressados. Uma criança corre na estrada, pensa. De novo, o silêncio. Diverte-se (2) um momento escutando-o (3). É absoluto, como de morte. Naturalmente porque a casa é retirada, bem isolada. Mas... e aqueles ruídos familiares de toda manhã? Um soar de passos, risadas, tilintar de louças que anunciam o nascimento do dia em sua casa? Lentamente vem-lhe (4) à cabeça a ideia de que sabe a razão do silêncio. Afasta-a (5), contudo, com obstinação.
(LISPECTOR, Clarice. O Triunfo. Em: MOSER, B. (Prefácio e organização). Todos os contos, RJ: Rocco, 2016.
Os pronomes nos verbos de 1 a 5 se referem, respectivamente a:

  • A (1) ele ou ela; (2) ele ou ela; (3) o silêncio; (4) ele ou ela; (5) a ideia.
  • B (1) eles; (2) eles; (3) ele; (4) eles; (5) a ideia.
  • C (1) ele ou ela; (2) ele ou ela; (3) a criança; (4) ele ou ela; (5) o silêncio.
  • D (1) ele ou ela; (2) ela; (3) a criança; (4) ela; (5) a razão.