Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Recife - Analista Administrativo - FCC (2019)

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O que une as posições que uma venerável linhagem de moralistas manifestou é, segundo as convicções do autor do texto,

  • A a aversão que todos eles demonstram pelo poder democrático que a música em especial, dentre todas as artes, expande nas mais diversas culturas.
  • B a incapacidade que todos manifestam de se sentirem de algum modo tocados pelos elementos da música que julgam nocivos à moralidade.
  • C o reconhecimento comum de que a música, ao propiciar momentos tão agradáveis, distrai os homens de suas responsabilidades profissionais.
  • D o repúdio ao que há justamente de prazeroso e encantatório na música, o que revela que também eles são sensíveis aos efeitos dessa arte.
  • E a crítica que fazem todos ao culto do ócio e da improdutividade, vícios que esses moralistas acusam a arte musical de disseminar entre todos nós.

A frase O vigor e o tom dos ataques traem o melindre contém um argumento semelhante ao que está nesta outra frase:

  • A nossos respeitáveis moralistas sabiam muito bem do que estavam falando. (3°parágrafo)
  • B Há pessoas que não suportam a música... (1° parágrafo)
  • C Platão condenou certas escalas e ritmos musicais... (1° parágrafo)
  • D O que todo esse medo da música [...] sugere? (2° parágrafo)
  • E O que mais violentamente repudiamos está em nós mesmos. (3° parágrafo)

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

  • A uma venerável linhagem de moralistas (1° parágrafo) = uma notória cúpula de mentores.
  • B é capaz de suscitar nos ouvintes (1° parágrafo) = está apta a dissuadir os que a ouvem.
  • C se penitenciou por sua irrefreável propensão (1° parágrafo) = expiou sua irreprimível inclinação.
  • D pressupõe uma viva percepção (2° parágrafo) = pressente uma sensorial intuição.
  • E se empenharam em preveni-la e erradicá-la (2° parágrafo) = se habilitaram a provê-la e externá-la.

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto

  • A A força contagiante da música não se impõe apenas aos que a amam e acolhem; surge como atraente ameaça para os que temem seus mágicos poderes.
  • B Os mágicos poderes da música são temíveis para alguns, embora menos para quem a ame sobretudo por força da magia em que os contagiam.
  • C Muitos se deixam impor pelo poder da música, cuja força contagiante, todavia, também desperta os temores nos que os alimentam diante dela.
  • D Por mais que se sintam ameaçados pelos mágicos poderes da música, há também os que muito a veneram por causa de sua força contagiante.
  • E Além dos que a acolhem por amor, há também quem lhes ame os poderes, sendo a música uma força contagiante de encantamento e magia.

O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:

  • A A Aristóteles, Platão e a outros pensadores (impressionar) vivamente a magia encantatória dos ritmos e das melodias musicais.
  • B Crê o autor do texto que àquele a quem mais (abalar) os efeitos da música é também quem mais conhece as razões para temê-la.
  • C Todos os ataques que contra a música se (promover) costumam partir dos que são extremamente sensíveis aos seus poderes.
  • D Está no texto a convicção, contra a qual a poucos (ocorrer) de se levantar, de que são irreprimíveis os efeitos gerados pelo ritmo musical.
  • E A música, independentemente dos que nela (ter) a atenção concentrada, acaba contagiando o ambiente em que se a promova.