Questões da Prova da Prefeitura Municipal de Santa Helena - Pedagogo - Edital nº 06 - AMEOSC (2021)

Limpar Busca

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.
Assinale a alternativa que apresenta os três elementos essenciais devem ser levados em consideração para que um comportamento seja considerado ético:

  • A Ação, coerção e circunstâncias.
  • B Ação, interesse organizacional e circunstâncias.
  • C Ação, intenção e circunstâncias.
  • D Intenção, interesse pessoal e circunstâncias.

A Política Nacional do Idoso, promulgada em 1994 e regulamentada em 1996, assegura direitos sociais à pessoa idosa, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
Assinale a alternativa que está de acordo com a Lei n.º 8.842/1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso e que Criou o Conselho Nacional do Idoso.

  • A Nas áreas da cultura, desporto e entretenimento, a legislação aplicável garante expressamente o direito dos idosos ao livre acesso aos espaços e eventos culturais em todo o país.
  • B Constituem competências privativas do órgão ministerial responsável pela assistência e promoção social a supervisão, o acompanhamento, a fiscalização e a avaliação da Política Nacional do Idoso no âmbito das respectivas instâncias político-administrativas.
  • C De acordo com a lei, na implementação da Política Nacional do Idoso, todos os cidadãos têm o dever de reportar à autoridade competente sobre atos de negligência e desrespeito ao idoso.
  • D A fim de proteger o patrimônio dos idosos, a lei em questão proíbe expressamente os idosos a alienação de seus bens, rendimentos, pensões e benefícios, salvo por autorização judicial específica, por meio de curador especial em juízo.

Ao analisar os resultados de uma escola em que a maioria dos alunos ainda não está alfabetizada, os integrantes da Gestão Escolar identificaram o processo de formação continuada do grupo e propuseram alguns encontros formativos, tendo como referência Paulo Freire, entre outros autores.
Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com a perspectiva teórica desse autor.

  • A A formação permanente significa aceitar que o formador é o sujeito dessa relação e que cabe a ele a transmissão do conhecimento que detém.
  • B O pensamento crítico na prática é um requisito da relação prática / teoria, caso contrário, a teoria pode se tornar sem sentido e ativismo.
  • C Existem saberes indispensáveis à prática docente de educadores (as) críticos (as), ou conservadores (as), pois são saberes demandados pela prática educativa em si mesma.
  • D É refletindo criticamente sobre as práticas de hoje ou ontem que se pode melhorar a próxima prática.

O Artigo 3º da LEI nº 10.741/2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, preconiza que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
A garantia de prioridade compreende:
I.Atendimento preferencial imediato e individualizado junto aos órgãos prestadores de serviços à população, com exceção dos órgãos privados.
II.Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas.
III.Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção ao idoso.
IV.Priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência.
É CORRETO o que se afirma em: 

  • A II, III e IV, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D I, II e IV, apenas.

A base para as relações humanas são os vínculos que desenvolvemos com as pessoas, seja na vida pessoal ou no ambiente de trabalho e o entendimento de que, embora iguais:

  • A Cada um age de maneira diferente e têm necessidades diferentes.
  • B Todos agem de forma diferente, muitas vezes não agregando nenhum valor ao grupo.
  • C Todos devem se comportar da mesma maneira e ter as mesmas necessidades.
  • D Estamos sempre pensando a partir dos pensamentos e desejos do outro.